Grupo venceu com a coreografia Maculelê (Foto: Arquivo Pessoal/Grupo Raízes do Nordeste)
Grupo venceu com a coreografia Maculelê (Foto: Arquivo Pessoal/Grupo Raízes do Nordeste)

O Grupo Cultural Raízes do Nordeste, de Parnaíba, no Litoral do Piauí, foi selecionado para participar da 33ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. A coreografia Maculelê ficou entre os 172 trabalhos escolhidos dentro da Mostra Competitiva na categoria Danças Populares Sênior. Ao todo, o evento recebeu a inscrição de 2.526 coreografias de mais de 614 grupos do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia. O festival acontece de 22 de julho a 1º de agosto.

De acordo com Fabiana Reis, dentro da categoria danças populares sênior 20 coreografias foram reprovadas, 13 escolhidas apenas para se apresentar em Palcos Abertos e somente cinco foram aprovados para a mostra competitiva, sendo o  Grupo Cultural Raízes do Nordeste uma delas.

O processo da seleção dos grupos e coreografias iniciou em abril, quando todos os 2.526 trabalhos passaram por uma pré-seleção, onde os vídeos das coreografias inscritas foram avaliados por jurados nos sete gêneros de dança que compõe o evento.

“Chegar até  um dos maiores festivais de dança do mundo está sendo uma de nossas maiores vitórias. Estar entre as cinco selecionadas para a Mostra Competitiva nos reafirma que tudo tem o seu momento certo para acontecer, é um sonho se tornando realidade, é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muito amor. Pela primeira vez um trabalho de Parnaíba segue rumo a um dos mais concorridos palcos de dança do mundo nos enche de orgulho”, disse Fabiana Reis.

Na segunda fase da seleção, o trabalho foi realizado de forma presencial, com os integrantes da Curadoria Artística do evento reunidos na sede do Instituto Festival de Dança, fazendo a análise das cerca de 600 coreografias pré-selecionadas para o Meia Ponta e Mostra Competitiva.

Maculelê
Em 2014, a coreografia Maculelê venceu em 1º lugar na Regional Norte e Nordeste Passo de Arte em Fortaleza e no 18º Festdança em Teresina, além de receber o troféu como melhor conjunto de danças populares do evento. Integrou os projetos do Sesc: Dança e Movimento, Miscelânea das Artes, Vamos ao Teatro, Março de Artes Cênicas e Intercâmbio Cultural com o Balé Popular de Recife dentro do Palco Giratório 2015. E em Julho deste ano também estará na 23ª Competição Internacional Passo de Arte em Indaiatuba – SP e no 33º Festival de dança de Joinville.

Trajetória
Criado há 12 anos na periferia de Parnaíba, o Grupo Cultural Raízes do Nordeste coleciona outras conquistas. Em 2012 recebeu o prêmio ANU da Central Única de Favelas (Cufa) do Rio de Janeiro. O título veio porque o grupo é responsável pelo Projeto Faça uma Criança Sorrir, que leva atividades culturais para meninos e meninas de comunidades carentes. O grupo também já participou de vários festivais em todo o país.

Fonte: G1/PI