Outubro é o mês que se pinta de rosa, para lembrar cuidados com os quais as mulheres precisam prosseguir o tempo todo. Com foco na prevenção e nos cuidados com a saúde da mulher, o Hospital e Maternidade Marques Basto realizou um momento em que reuniu colaboradoras e pacientes, para compartilharem em um bate-papo, esclarecimentos de profissionais da saúde, apresentando conteúdos e tirando dúvidas das mulheres presentes, sobre o câncer de mama.

O Outubro Rosa alerta para a prevenção e combate ao câncer de mama, que atinge uma parcela considerável de brasileiras, e de mulheres no mundo inteiro. O médico oncologista Antônio Moreira reforça quanto a proposta da campanha, e sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Dr. Antônio Moreira, médico oncologista

“A ideia do Outubro rosa é justamente motivar as pessoas a não terem medo do autoexame , e que procurem cada vez mais cedo a prevenção, porque quanto mais cedo o câncer for detectado, mais fácil será o tratamento, e a doença se torna mais fácil de ser curável”, informou Dr. Antônio.

Uma forma de cuidar-se e de cuidar do outro, é tratando abertamente sobre todos os assuntos, inclusive de saúde, e como diz a dentista Joyce Bezerra, é necessário vencer todos os desafios que o câncer impõe, principalmente o medo.

 

Joyce Bezerra

“Foi uma trajetória muito difícil, mas eu quero deixar bem claro que é possível a gente aguentar, suportar, quando a gente tem apoio, quando a gente tem fé, e que a gente não pode deixar se bloquear pelo medo, mas mesmo com medo eu fui a diante, eu não parei, eu não escondi, eu não me isolei e assim eu consegui o sucesso na quimioterapia”, concluiu Joyce.

A campanha outubro rosa passa, e ficam as experiências compartilhadas, os alertas dados e dicas que valem pelo ano inteiro.