Foto: Divulgação

A II Conferência Municipal de Cultura realizada no sábado (03) no auditório da UFPI reuniu autoridades do poder executivo e legislativo, e representantes do segmento artístico cultural da cidade. Na oportunidade foram debatidas experiências de elaboração e implementação de planos municipais de cultura e propostas estratégias de cooperação institucional para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

O evento que integra uma das etapas de preparação para a III Conferência Nacional, que será realizada em novembro deste ano, abordou o tema “Uma política de estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal”. Durante todo o dia foram trabalhados os quatro eixos temáticos que nortearam o evento: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Ao final das atividades foram eleitos delegados que representarão o município, na etapa estadual que acontecerá na capital.

Na abertura o superintendente de cultura, Helder Sousa, falou da construção do Centro de Artes e Esportes Unificados, na Rua Osvaldo Cruz no Bairro Piauí orçado em R$ 2 milhões, que é a nova denominação da antiga Praça de Esportes e da Cultura. O projeto é parte da descentralização de equipamentos culturais, proposto pelo Ministério da Cultura.

O projeto foi apresentado pelo secretário de infraestrutura, João Alves dos Santos. O centro é um edifício que contém biblioteca, telecentro, cine-teatro e salas para oficinas de formação artística, além de contemplar espaços para prática de esportes e para instalação de um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Fonte: Asom PMP