O ranking das melhores escolas, de acordo com as notas do Enem, certamente vão sofrer muitas modificações. Isso porque, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), está analisando os recursos enviados pelas escolas que não apareceram na lista divulgada.
O Dom Barreto, por exemplo, já teve as notas revisadas e agora alcança o primeiro lugar no Piauí e o sexto no ranking nacional, as mesmas colocações do ano passado. Segundo informações apuradas pelo PortalODIA, a média no Dom Barreto, sem a Redação, foi de 700,9. Já a nota da Redação alcançou a média de 783,77.
A exclusão do nome do colégio a lista foi causada por uma discrepância verificada entre o total de alunos que se declaram pertencentes ao Dom Barreto, no ato da inscrição no Enem, e os dados constantes no censo escolar. Após o recurso e com base nas informações prestadas pela escola, o Inep avaliou que precisaria fazer a correção dos dados.
O Inep já avaliou os recursos enviados por outras cinco escolas do Brasil, o que alterou a colocação de instituições educacionais do Piauí. O CEV – Unidade Jockey, que a princípio havia ficado em 19º lugar do Brasil e em primeiro no Piauí, caiu para a 21ª colocação no ranking nacional. Quando o resultado oficial do recurso enviado pelo Dom Barreto foi divulgado, o CEV ficará em 22º e consequentemente perderá o 1º lugar no Estado.
A ordem das melhores escolas do Piauí ainda pode sofrer novas alterações, já que pelos menos 60 escolas em todo o país pediram o reexame junto ao Inep. No Piauí, Diocesano e Santa Maria Goretti, também entraram com recurso, pois não tiveram os nomes divulgados no ranking. As análises dessas escolas ainda não foram apresentadas.
Veja como fica o novo ranking, com a nota do Dom Barreto
Dom Barreto – 700,9 pontos
CEV/Jockey – 681,94
Colégio Lerote – 670,21
Colégio Sagrado Coração das Irmãs (Colégio das Irmãs) – 664,44
Instituto Antonie Lavoisier de Ensino – 640,74
Dom Bosco – 634,56
Colégio Diferencial – 626
Escola Cidadão Cidadã – 622,84
Colégio Integral – 620,51
Escola Santa Helena – 617,03
Fonte: O Dia