Pessoas com deficiência foram agraciadas com a emissão da Carteira de Identidade por conta de há um ano a Regional do Instituto de Identificação estar funcionando em novo endereço e gestão, no conjunto Igaraçu, Rua 05, Bairro Rodoviária, em Parnaíba. Nesta segunda-feira (15/02) a atenção está voltada para as pessoas deficientes, como uma forma de comemorar um avanço na emissão documento na cidade e que atende a região do norte do Piauí. A mudança de endereço para um local o local amplo e revitalizado foi resultado de uma intervenção de Astrogildo Fernandes, que hoje está na coordenação do Instituto de Identificação em Parnaíba.

A posse do Documento de Identidade ou Registro Geral assegura que as pessoas possam ter acesso a cidadania, ou seja, aos serviços públicos e outros que necessitam da identificação. O documento do Registro Geral (RG) consta da foto, dados pessoais e impressões digitais de seu prioritário; por isso, é tão importante instrumento de identificação. Mateus Furtado, 24 anos, tem síndrome de down, foi um dos jovens beneficiados com o serviço e ficou muito satisfeito.

 

O Instituto de Identificação facilitou o acesso e abriu as portas para as pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Parnaíba. A intenção foi agraciar quem tem mais dificuldades no exercício de sua cidadania como até mesmo acesso aos documentos essenciais. Betânia Santos, assistente social da APAE de Parnaíba, agradeceu a oportunidade e o olhar cuidadoso.

A identidade não é feita apenas por meio dos documentos; mas também pela forma como cada pessoa se percebe diante de si e do mundo. Conviver com as diferenças e respeitá-las, sejam físicas ou emocionais, é um direito e dever de todos.