A deputada federal Iracema Portella acompanhou a visita que o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, fez à Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, nesta sexta-feira.
O TCU iniciou uma ampla auditoria na área da Educação, para chegar a um diagnóstico atualizado do sistema educacional brasileiro. O trabalho é feito em parceria com os Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios e deve ser concluído em outubro.
Iracema elogiou a iniciativa e destacou que a busca de instrumentos para melhorar a educação brasileira é louvável. “Compartilho do pensamento do ministro Augusto Nardes quando ele afirma que a maior riqueza que os pais podem dar aos filhos é a oportunidade da educação. Acredito que este é o caminho para que a sociedade brasileira atinja o verdadeiro progresso”, destacou a parlamentar.
A Escola Estadual Augustinho Brandão atende adolescentes de baixa renda e teve média superior à nacional no Exame Nacional do Ensino Médio 2011, superando mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país. “Cocal dos Alves deixou de ser apenas mais um dos 5.561 municípios brasileiros para ser ‘a cidade que forma gênios’, e isso se deu por intermédio da Educação. Da educação pública de qualidade, devo acrescentar”, disse Iracema.
A deputada citou ainda a importância do empenho dos professores para o sucesso dos estudantes e frisou a necessidade de oferecer a eles boa remuneração e boa estrutura de trabalho. “Os professores são os principais atores de transformação social, é através do exemplo deles que os estudantes buscam ser cada vez melhores, e o resultado dessa dedicação aparece em cada vitória conquistada por eles”, comentou.
O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, mostrou-se satisfeito com o que viu na escola piauiense e afirmou que o exemplo de Cocal dos Alves é um modelo a ser seguido.
Fonte: Ascom parlamentar