O cenário de seca visto em um dos principais pontos turísticos de Parnaíba em 2015, hoje já não é mais o mesmo. As águas da Lagoa do Portinho atingiram um patamar que há muito tempo não era atingido. 

 

A via foi sinalizada com cones para evitar acidentes, mas ainda assim trafegar no trecho pode ser arriscado.

Desde o último dia 09 que quem trafega pela BR-402 no km 39 tem sentido dificuldades devido ao perigo oferecido pela cheia da lagoa. A água cobriu parcialmente o asfalto e agora trafegar por lá requer atenção do condutor, pois os dois sentidos da via estão inundados e existe risco de rompimento do asfalto, já que veículos de grande porte passam todos os dias pelo trecho. Apesar disso, segundo a PRF, o trânsito está seguindo normalmente. 

“Nós fizemos a sinalização com auxílio de cones para que os motoristas reduzam a velocidade e passem por esse trecho que no momento ainda está sendo trafegável. Além disso, nós já fizemos o relatório, fizemos fotos e enviamos para nossas superintendência, lá vai ser avaliado e vão informar o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] sobre essa situação”, explicou o policial rodoviário federal Guto Sampaio. 

 

Enquanto isso, proprietários de bares que ficam às margens do rio se preocupam em ter que deixar seus locais de trabalho caso as águas aumentem ainda mais seu volume. E a previsão é de mais chuvas para este mês de maio em nossa região, segundo os órgãos de meteorologia.