O Ministério da Saúde enviou para o Piauí 15 técnicos de Brasília para elaboração do Plano Estadual Emergencial de Saúde para resolver os problemas de saúde pública no Piauí. Reunidos com técnicos e diretores da Secretaria Estadual de Saúde, em Teresina durante encontro que vai até esta sexta-feira, os especialistas do Ministério da Saúde apontaram como prioridade o reforço ao Programa Mais Médicos e garantir o funcionamento efetivo da Central de Regulação para melhorar e tornar mais eficiente o atendimento dos pacientes no Piauí.

“Este momento é de tripartite, do Coseme, do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual, para o planejamento de ações para curto, médio e longo prazo. É uma construção feita de forma compartilhada, de cogestão, com a participação, também, do controle social. Estamos elaborando o Plano Estadual para a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí”, afirmou a piauiense Ailana Lira, da coordenação do Apoio de Articulação da Rede do Ministério da Saúde em Teresina.

Ailana Lira declarou que o Ministério da Saúde vai estar assessorando e apoiando a Secretaria Estadual de Saúde de acordo com as soluções que as equipes apontarem. Ailana Lira falou que o Piauí tem conseguido a redução da mortalidade infantil e materna em resposta ao que vem sendo produzido pelo Ministério da Saúde em redes de atenção à saúde como a Rede Cegonha, de Urgência e Emergência e em virtude de programas como o Programa Mais Médicos.

“Isso é um indicativo. Quando você reduz a mortalidade infantil e materna em um município é resultado da qualificação da atenção básica, mas precisamos evoluir e avançar”, declarou Ailana Lira.

Ela declarou que o diagnóstico feito em cada rede e das áreas técnicas apontam que áreas serão focadas na saúde do Piauí. Ailana Lira defende a interligação entre as redes de atenção básica e de eixos estruturantes que fazem essa ligação como a Central de Regulação.

“A regulação de acesso tem que ser feita no momento oportuno, a gente tem que qualificá-la. Isso avançou muito no Piauí, que, inclusive, aprovou e já tem uma Central de Regulação implantada. Aqui nós estamos discutindo como qualificar esse processo”, disse Lira.

Ricardo Volpe, do Ministério da Saúde, disse que os técnicos de Brasília estão no Piauí para fazer o diagnóstico e participar da elaboração do Plano de Saúde do Estado.

Fonte: Meio Norte