Neymar há tempos ostenta o posto de melhor atleta do futebol brasileiro, ganhando títulos e aumentando sua legião de fãs. O atacante, entretanto, é cobrado por não apresentar o mesmo rendimento em jogos no exterior. A derrota da seleção brasileira contra o México, em Dallas, com fraca atuação do camisa 11 na partida, reacendeu questionamentos sobre o potencial do jogador fora do Brasil.
Em redes sociais, Neymar é alvo de críticas, sendo acusado de não ser o mesmo no exterior. A eliminação na Copa América e as derrotas contra o Barcelona, Argentina e México, todas fora do país, são usadas como exemplos de que o atleta falhou em grandes encontros internacionais.
Atuando profissionalmente no país, Neymar tem média de 0,54 gol por jogo, superior aos duelos fora: 0,40 gol por partida.
Campeão da Libertadores de 2011 pelo Santos, Neymar apresenta médias distintas quando os jogos acontecem no país e no exterior. Em duelos no Brasil representando o Santos pela Libertadores, Neymar fez 8 gols em 12 partidas, com impressionante 95,8% de aproveitamento dos pontos em disputa.
Já atuando no exterior pela Libertadores, o desempenho do atacante sofre queda acentuada: em 12 jogos, ele marcou 3 gols e conquistou apenas 35,4% dos pontos.