Preparativos da Escola Nova Parnaíba do Samba

Quando iniciou sua história no ano de 2004, o Grêmio Recreativo Nova Parnaíba no Samba propôs-se a mostrar ao grande público o resultado de trabalho e dedicação. Um dos fundadores da escola, Ronaldo Liberato, afirma que a história de fundação da Nova Parnaíba no Samba está marcada pela participação de uma equipe permanente de pessoas que pensam e atuam, em tempo integral, com a tradição popular desde quando o grupo de aproximadamente cento e oitenta pessoas surgiu homenageando Humberto de Campos, levando galhos de cajueiro como alegoria para lembrar o poeta e sua história.

Em sua trajetória a Nova Parnaíba no Samba conquistou um título de campeã no ano de 2009, no concurso carnavalesco realizado pela Prefeitura de Parnaíba, que integra o calendário cultural do Piauí. Para 2012 a escola de samba prepara quatro carros alegóricos e um tripé, que acompanharão as alas e a bateria com cerca de quatrocentas e dez integrantes, com o tema “Miscigenação das raças: simplesmente brasileira”. Liberato diz que será apresentada uma verdadeira e bem contada aula de história com toda qualidade e animação que o carnaval requer.

Para o dia do desfile, 19 de fevereiro, os integrantes já contam com o aumento da ansiedade, mas afirmam que está tudo sob controle para a performance da escola de samba na Avenida São Sebastião. Em relação ao novo local, eles vêem com ponto positivo o fato de terem mais espaço, o que proporciona à Nova Parnaíba no Samba explorar a criatividade em proporções maiores. A escola Nova Parnaíba no Samba antecipa que seu enredo para 2013 vai explorar os carnavais feitos por Joãozinho Trinta, onde a escola pretende apresentar a evolução do trabalho do carnavalesco.