Na última segunda-feira (10/10), o Hospital Marques Basto, em Parnaíba, deu início ao mutirão de mamografia. Cerca de 100 mulheres já foram atendidas e a expectativa é que mais de 200 de 12 municípios da planície litorânea sejam beneficiadas pela ação que acontece em alusão ao Outubro Rosa.

“A ideia do Outubro Rosa é aumentar a quantidade de exames de triagem, que é a mamografia, para aumentar o diagnóstico precoce dessas pacientes, justamente porque o câncer de mama, quanto mais precoce o diagnóstico, mas rápido é o tratamento e mais fácil é a cura”, destacou o médico oncologista, Dr. Antônio Moreira.

O trabalho irá acontecer até o próximo dia 27. As pacientes encaminhadas pelas unidades básicas de saúde dos municípios passam pelo exame no qual, através de imagem reproduzida no computador, é possível identificar melhor possíveis lesões mamárias que se não tratadas podem evoluir para câncer de mama.

Hoje (17/10), foi a vez das pacientes da cidade de Bom Princípio do Piauí. Em entrevista ao Portal Costa Norte, Zélia Teresa, uma das mulheres beneficiadas pela ação de ampliação dos atendimentos, incentivou a outras mulheres a fazerem o exame também. “Não é que a gente está aqui para dizer que está com doença, e sim para uma prevenção […] Hoje tem cura, mas muitas mulheres acontece a morte, ou pelo desconhecimento ou até mesmo pelo comodismo”, disse.

Participe da campanha

A mamografia  deve ser um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama. A recomendação é que, em especial as pacientes de 50 a 69 anos, a cada dois anos realizem esse exame de triagem. Basta se dirigir a um posto de saúde mais próximo da sua casa para tirar todas as  dúvidas sobre o assunto.