A Unidade Básica de Saúde Módulo 22 atende a população residente no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. Ou pelo menos deveria atender. Após denúncias que partiram da própria população, a reportagem da TV Costa Norte esteve lá e ouviu muitas reclamações sobre a falta de atendimento médico na UBS.

 

A principal queixa é que o médico lotado na unidade não tem aparecido para trabalhar, segundo relatos dos próprios pacientes. A senhora Clenilda da Silva disse que não tem conseguido atendimento para a avó, que é idosa e sofre de hipertensão. Outra paciente, a senhora Ana Paula, reclama que há um mês tem procurado o posto de saúde para o atendimento do filho, que necessita de receituário para remédio de uso contínuo.

 

Já o senhor José Carlos, que mora ao lado da Unidade de Saúde, também fez seu protesto. Ele diz que são comuns os casos de pacientes que voltam pra casa sem atendimento. Na manhã desta quinta-feira (06) foi possível flagrar uma família inteira voltando pra casa após a receber a notícia da falta do médico. O Módulo 22 tem como finalidade reunir a prestação dos serviços de saúde em suas diversas áreas e está fixado em uma região populosa de Parnaíba.

 

Os funcionários do posto tentam contornar a situação da forma como podem, pedindo que os pacientes voltem na semana seguinte, mas a ausência do médico tem sido persistente. Depois de ouvir os relatos, a reportagem da TV Costa Norte foi até o Centro Administrativo da Prefeitura de Parnaíba (onde fica a Secretaria Municipal de Saúde) tentar falar com a secretária Rejane Moreira, mas esta não atendeu a solicitação de entrevista.

 

Por telefone, a secretária marcou para falar sobre o caso na manhã da próxima segunda-feira dia 11 de fevereiro. Enquanto o impasse continua, a população permanece sem acesso ao atendimento médico.