
O Parnahyba Sport Club realizou na última quinta-feira (05/02), no Centro de Treinamentos Petrônio Portela, a apresentação de parte do elenco que disputará o Campeonato Piauiense de Futebol 2015, defendendo a camisa azulina. Antes do treino, uma conversa motivacional dentro do vestiário. As palavras do presidente Batista Filho pediam união e esforço dos atletas.
É hora de dar o pontapé inicial. Conferir a altura, o peso e iniciar os trabalhos. Em campo, pôde observar figurinhas carimbadas no elenco azulino. Como é o caso do volante Totonho, que com 37 anos vai para mais um Campeonato Piauiense.
“Sempre quando iniciamos uma pré-temporada temos que nos comportar como se fosse a primeira vez. Eu me conheço muito bem, e se eu não tivesse condição de jogo, chegaria para a diretoria abertamente e relatava a situação. Mas enquanto eu souber do meu limite, até onde eu aguentar, vou fazer de tudo para honrar essa camisa do Parnahyba”, afirmou o experiente Totonho.
Com derrotas na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Piauiense, o Parnahyba tenta apagar da memória o “fiasco” que foi 2014. Aproveitando jogadores prata da casa, o presidente do clube Batista Filho tenta dar outro ritmo em 2015. “Todos são conhecedores das dificuldades financeiras do clube, mas estamos buscando uma adequação de acordo com a nossa estrutura. Conseguimos manter uma boa base da cidade, aceitando reduzir os salários. A partir de agora iremos contratar naquelas posições que realmente são necessárias”, disse.

Na primeira atividade do time, corrida leve em torno do campo, sem trabalho com bola. O cronograma do clube prevê treinos físicos em três etapas: praia pela manhã, academia e campo pela tarde. A previsão é que até o dia 20 de fevereiro seja anunciada toda a comissão técnica para a temporada. Paulo Moroni segue como principal alvo da diretoria para assumir o comando técnico do time. O treinador segue na disputa do campeonato potiguar com o Baraúnas. Mas, há outra preocupação que está tirando o sono do presidente do Tubarão do Litoral.
“Recebemos um ofício da federação, informando que o Verdinho enviou um documento afirmando que só sediaria partidas em 2015 com as equipes das indústrias. Estamos correndo atrás e temos até terça-feira para conseguir uma documentação assinada pelo presidente da FIEPI, Moraes Sousa Filho, autorizando os jogos do Parnahyba no estádio. Caso contrário, o time perderá o mando de campo do primeiro jogo e será obrigado a jogar em Piripiri”, ponderou Batista.
O Estádio ainda está indefinido. Mas uma coisa é certa no Parnahyba: atletas que já atuaram no clube estão fechados com a diretoria para a disputa do estadual. Como é o caso, dos zagueiros Gilmar Bahia e Marcos Gasolina; dos laterais Rian e Barata; dos volantes Ramon, Alessandro e Idelvando; e do meia Capela. Para o experiente volante Luciano, esses são jogadores que conhecem o futebol piauiense e já estão adaptados ao ritmo da competição.

“Todos esses jogadores citados fazem parte da nossa base. Nós já estamos jogando juntos há mais de dois anos. Sabemos das pessoas que eles são e da qualidade técnica que eles possuem”, afirmou o volante Luciano Cavalcante.
A equipe azulina tem 40 dias de pré-temporada até a abertura do estadual. O Tubarão do Litoral estreia contra o Piauí Esporte Clube, no dia 15 de março.

Por Kairo Amaral