Secretária Municipal de saúde, Dra. Maria do Amparo Coelho dos Santos. (Foto: Valdênia Santos)

A carência de médicos nas cidades do interior não é um problemas apenas do Piauí. Em todo o Brasil faltam médicos nas periferias das regiões metropolitanas e nos municípios do interior. Pensando em suprir essa deficiência o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, criou o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), em 2011.

Parnaíba se inscreveu no Provab 2013, disponibilizando 45 vagas. A secretária de saúde do município, Dra Maria do Amparo, informou que 30 médicos optaram por Parnaíba e nesta terça-feira (26), termina o prazo de validação da inscrição no programa. Após esse prazo, o profissional deverá se apresentar em Parnaíba. “Cerca de 13 a 15 médicos já estão certos para aturarem em Parnaíba. Vamos aguardar para saber se outros irão confirmar sua vinda para nossa cidade”, explicou a secretária.

A vinda desses profissionais para nossa cidade, além de melhorar o serviço de saúde pública, trará outros benefícios. Após o período de um ano, eles poderão fixar residência em Parnaíba, abrir consultórios particulares etc., o que poderá gerar emprego e renda.

Os médicos que se inscrevem no Provab serão contratados pelo Ministério da Saúde e não pelos municípios. Receberão uma bolsa de R$ 8 mil reais do Governo Federal para atuarem nas localidades do país de maior vulnerabilidade e com carência de médicos. Terão que cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades básicas, como os PSFs. Além disso terão que cumprir 8 horas de atividades acadêmicas semipresenciais.

Como forma de incentivo, esses profissionais poderão, ainda, fazer um curso de especialização em Atenção Básica, oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).

Podem participar do programa os médicos que não têm vínculo empregatício com a Atenção Básica e não constem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) na condição de profissional com vínculo ativo em Unidade Básica de Saúde.