teatrolusoO Grupo Harém de Teatro aquece as baterias para mais um Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2016, em palcos e praças das cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Oeiras e Floriano, de 22 a 28 de agosto. O grande encontro lusófono deste ano atrai amigos e artistas de palco do Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Espetáculos de câmara, de rua, oficinas, shows, lançamentos de livros  e a  realização especial  da 5ª Edição do NORTEIA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, compõem a agenda de uma semana de lusofonia ampliada. As fronteiras dramáticas de língua portuguesa afinam linguística de expressão e atos de cena em festejada integração da arte e da ciência dos palcos.

Todos os olhares e atenções estão voltados para o FestLuso 2016, que nunca esteve tão próximo do que a humanidade discute atualmente. Este ano o homenageado é Julio Romão da Silva, jornalista, o pesquisador, o precursor do teatro e da crítica literária afrodescendente no Movimento da Negritude Brasileira. As temáticas e reflexões estão centradas nesta edição no  Teatro Negro/e o negro no teatro no espaço lusófono, a curadoria criou para essa edição, um evento que traz para o centro da cena as discussões atuais.

 O FestLuso 2016 tem o apoio do Governo do Estado do Piauí, Secretaria  de Estado da Cultura- SECULT, através do SIEC, Armazém Paraíba, Uespi e Circuito de Teatro em Português. E realização do Grupo Harém de Teatro.

 PARNAÍBA – PIAUÍ

Local: Teatro Sesc Avenida

Dia 23/agosto – terça-feira, 19h – Laços de Sangue – Núcleo Experimental de Teatro (Núcleo Criativo e Fundação Sindika Dokolo/Elinga Teatro) – Luanda/Angola

SERVIÇOS: 120 min. / 14 anos / Drama

 Dia 25/agosto – quarta-feira, 19h – Nos tempos do Gungunhana – Klemente Tsamba – Moçambique/Portugal

SERVIÇOS: 50 min. / 16 anos / Drama – História

 Dia 26/agosto – quinta-feira, 19h – Mulheres e Lendas – A e C Promoções Culturais – Parnaíba – Piauí – Brasil

SERVIÇOS: 60 min. / 14 anos / Drama

Fonte: ASCOM