Na manhã desta sexta-feira (07), feriado nacional em comemoração a Independência do Brasil, as escolas de ensino básico, públicas e privadas, participaram do tradicional desfile cívico, em Parnaíba. A população parnaibana compareceu nas Avenidas Capitão Claro, Governador Chagas Rodrigues para prestigiar o desfile dos estudantes e de instituições como a Polícia Militar e grupos de escoteiros. O desfile finalizou no Centro Cívico, onde fica o palco com autoridades políticas e militares, com a presença do prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, o Capitão de Fragratas Moura Castro Junior, secretários municipais, entre outras autoridades.
Várias escolas desfilaram nas avenidas, levando diferentes temas, divididos em pelotões, acompanhadas pelas bandas cívicas.
O desfile de 7 de setembro em Parnaíba, infelizmente está perdendo a principal característa, o civismo. Algumas escolas se preocupam muito mais em levar luxo e “alegorias” para a avenida, do que mostrar o verdadeiro sentido do civismo desta data. A cada ano, os pelotões incrementam roupas e calçados, o que acaba parecendo muito mais um desfile de moda do que um desfile cívico.
Este 7 de setembro foi marcado com protestos. Estudantes e professores universitários foram para a avenida revindicar atenção do poder público, pois a greve da educação dura mais de 100 dias. Profissionais da impressa também protestaram contra a censura, em Parnaíba.