Patrimônio imaterial de Parnaíba é destaque através do projeto Enraizando o Futuro
As práticas e domínios da vida social, através de seus saberes e fazeres, o patrimônio imaterial de sua gente. Frente a tal riqueza, o Projeto Enraizando o Futuro, do SESC Caixeiral, tem realizado ações junto às instituições de ensino com a presença de mestres, por meio da demonstração e repasse de suas técnicas e saberes.
Um dos encontros aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/08) no Sesc Caixeiral. “O Sesc tenta desenvolver ações como essa, que é uma vivência sobre uma forma de expressão desse patrimônio que é o Trançados da Ilha”, destacou Lili Machado, analista em Cultura do SESC Caixeiral.
O patrimônio cultural compreende também bens naturais e o conhecimento em movimento das pessoas. A exemplo do manejo destas mulheres, pois de suas mãos fabricam arte, utilidade, cultura. “É um grande prazer levar cultura pra todos e o que a gente precisa é sempre crescer e onde tem muitas pessoas que não conhecem; então, é uma oportunidade para mostrar o nosso trabalho”, ressaltou Serrate Maria Gonçalves, artesã e membro do Projeto rançados da ilha.
Para o ensino aprendizagem a diversidade cultural, esse grande patrimônio da humanidade, deve ser valorizado. Os bens culturais de natureza imaterial estão expressos na vida social das pessoas e compõem significativo patrimônio.