A Polícia Militar do Piauí intensificou suas ações neste período de carnaval a fim de promover uma maior sensação de segurança aos cidadãos que aproveitaram a ocasião   para curtir com a família em casa e sem aglomerações. Com o apoio do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), a Operação Carnaval foi exitosa na região do litoral piauiense.

 

“Essa nossa região recebe um público muito grande de turistas, para tanto, há essa preocupação da Polícia Militar em se fazer presente e, acolhendo os planos de policiamento aqui do comandante do 2º Batalhão […] Foi ordenado que viesse esse reforço do policiamento especializado – BOPE, RONE, ROCAM e também do CPLMN”, destacou o subcomandante do CPLMN – Tenente Coronel Pacífico Neto em entrevista concedida nessa segunda-feira (28). 

 

Tenente Coronel Pacífico destacou os esforços empregados pela PM-PI nesse período de Carnaval. (Foto: TV Costa Norte)

Com o movimento mais tímido nas ruas, tendo em vista que as comemorações foram resumidas nos ambientes privados, em respeito ao decreto estadual que proíbe eventos que promovam aglomeração neste período, as ocorrências esses dias foram em sua maioria de perturbação de sossego. A prática é considerada contravenção penal e pode ser registrada a qualquer hora do dia. “Trouxemos também uma unidade do Batalhão Ambiental – sob o comando do Tenente Coronel Teixeira, em que ele está primeiro fazendo aquela advertência, orientando e se tiver qualquer reincidência, ele está fazendo o TCO”, destacou Pacífico. 

 

Desta forma, o Carnaval em Parnaíba fluiu de forma tranquila no litoral piauiense – apesar de alguns assaltos registrados no município – os militares tiraram várias armas de fogo de circulação e atuou de forma efetiva em toda a região.

Já  Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) divulgou o seu balanço da Operação Carnaval 2022. A Operação teve início na manhã de domingo (27/02), e foi finalizada na manhã desta quarta-feira (02/03).

 

Durante a operação foi apreendido uma carabina de ar comprimido (6mm), sete invólucros contendo substância análoga a maconha, foram realizadas seis prisões, e lavrados sete Termos circunstanciados de ocorrências (TCO), bem como 103 autos de infração de trânsito, foram recuperados dois aparelhos celulares e foram abordados setecentos e sessenta veículos.

 

Para o comandante da CIPTUR, major Wilton José, o resultado da Operação Carnaval 2022 foi satisfatório e bem executado. “Do que foi exposto e analisando as ações e ocorrências registradas, concluo que o resultado do policiamento realizado no dia 27 de fevereiro para o dia 02 de março, nas cidades de Luís Correia e Cajueiro da Praia, foi considerado satisfatório, por ser um período carnavalesco e por haver um fluxo maior de pessoas na região”.