Para reforçar a segurança no estado, o Governo do Piauí, através da Polícia Militar (PM-PI), fez a entrega de uma aeronave modelo esquilo AS 350 B3 que além de ser um reforço na segurança do estado, vai atuar também na saúde, meio ambiente e combate à incêndios no período mais quente do ano. O equipamento vai otimizar as ações reduzindo o tempo de resposta às ocorrências. Foram entreguem ainda novos equipamentos de segurança para reforçar o trabalho no interior e na capital.

O helicóptero consegue voar grandes distâncias sem necessidade de reabastecimento e quando está pairando no ar, faz o trabalho de cerca de 35 viaturas. Além disso, tem capacidade para transportar até mil litros de água para apagar fogo. Sua autonomia permite ir até Parnaíba em pouco mais de uma hora e retornar à base em Teresina. Se necessário, também pode ser usado pelo Samu Aéreo no transporte de pacientes.

“É uma aeronave multimissão que vai ficar à disposição da Defesa Civil, apoio ao Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Sejus, Secretaria de Segurança com policiamento ostensivo e Secretaria de Saúde, já que vem com transporte aeromédico de resgate”, explicou o coronel Scheiwann Lopes, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com o secretário de Segurança, Coronel Rubens, destacou que o investimento é necessário e compensa. “A governadora liberou esse investimento para a aquisição da aeronave para um ano de contrato, inclusive agregado a este contrato formação de pilotos para o estado, manutenção da aeronave, combustível e uma equipe lotada e sediada em Teresina”, disse.

O secretário de Governo, Antonio Neto, reforçou que o trabalho do equipamento será imprescindível nos meses mais quentes que se aproximam. “A aeronave vai da apoio aos municípios com relação às queimadas e incêndios”, afirmou.

Durante a solenidade de entrega, foram realizadas três demonstrações de como a aeronave funciona: na segurança, com captura; na saúde, com resgate de paciente; e no meio-ambiente, com o combate à incêndios e queimadas.