Conclusão? SIM. Readequação? NÃO
Lauro Correia
Prefeito de Parnaíba – 1963/1966
Engenheiro Industrial – UFMG
Presidente da FIEPI – 1974/1982
Professor Emérito – UFPI
Presidente Emérito – APAL
I
Volto ao assunto do Porto de Luiz Correia para focalizar e analisar matéria importante para o nosso Piauí.
Para opinar ou falar sobre readequação do Porto, é preciso reportar-se e conhecer a relação dos piauienses citados como participantes da luta pelo Porto desde 1901 até 2016.
As Campanhas Cívicas pela construção do Porto foram realizadas por dignos e competentes empresários, políticos, engenheiros, economistas e cidadãos piauienses.
Irei novamente apontar várias razões que justificam que o Porto Marítimo de Exportação e Importação do Piauí está bem localizado na foz do Rio Parnaíba.
O Rio Parnaíba tem 1450 km em seu curso, dos quais 1.100 km, a partir de Santa Filomena são navegáveis e foram navegados durante dezenas de anos, até 1970, e devem voltar a ser navegados.
Na HIDROVIA RIO PARNAÍBA, com 1.100 km, em nenhuma parte do mundo, deixaria de ter um Porto em sua foz.
II
O Piauí, anos atrás, era tido e proclamado, por gregos e troianos, ser uma Unidade Federativa pobre.
No ano de 2016, o DNPM e a Secretaria de Mineração de nosso Estado divulgaram Mapa de Minérios do Piauí e importantes notícias sobre as jazidas de Ferro, Niquel e mais onze minerais.
As jazidas de Diamante, descobertas em Gilbués são as melhores e maiores do Brasil.
O Piauí é o segundo Estado do Nordeste e décimo do Brasil pelos volumes e qualidades de seus minérios.
Todos piauienses, sabedores dessa realidade sobre riquezas minerais, passarão a contestar os críticos que ofendiam o Piauí pobre, para refutando-os, declarar que o Piauí é rico, e portanto, invés de pedir, um Porto Marítimo ao Ministério dos Transportes, exigir dois Portos Marítimos.
O Estado do Ceará tem 3(três) Portos para suas operações de exportação e/ou importação: Pecem, Mucuripe e Camocim.
III
Em meu artigo nº 103, sob o título << Rota das Emoções >> – << Quatro Portos Marítimos >>, reporto-me aos Portos não concluídas ou não iniciadas suas obras: Tutoia (MA), Luiz Correia (PI), Timonha (PI) e Camocim (CE).
No meu entender e de outros estudiosos, sobre a citada região costeira, esses Portos terão as seguintes utilizações – Tutoia – Porto Pesqueiro e Porto Turístico (Lençóis Maranhenses); Luiz Correia – Porto de Exportação e Importação; Porto Timonha – lado ocidental (Porto de Minério do Piauí); lado oriental (estaleiro para reparos de navios). Porto de Camocim – Porto Turístico (Praia de Jericoacoara).
Parnaíba, 16. Fevereiro.2017
255º da Vila e 173º da Cidade
Lauro A. Correia