As Unidades Básicas de Saúde estão disponibilizando a dose da vacina contra a Hepatite B, uma doença silenciosa, grave que precisa ser combatida. O público alvo são pessoas de 0 a 49 anos, que devem tomar a vacina mediante o cartão de atualização vacinal.
A Secretaria da Saúde através do Setor de Imunização informa que há um grande número de novos casos da doença no Brasil, por ser de fácil contágio. A via de transmissão da doença se dá pela relação sexual sem proteção, compartilhamento de material em contato pelo sangue como aparelho de barbear, alicate de unha ou objeto cortante. A vacina é a forma mais segura disponível, praticamente isenta de reações, que evita a doença que evolui para um câncer ou cirrose hepática.
Até dezembro a Secretaria da Saúde colocará a disposição toda a sua estrutura para vacinar cerca de 30 mil pessoas em Parnaíba. Os que estão incluídos no grupo de risco tem que tomar a vacina independente da idade, conforme informou a enfermeira Janailda Furtado, uma das coordenadoras da campanha. “A nossa preocupação é também com o público jovem, isso porque a vacina é recente e foi implantada no Brasil há apenas 17 anos”, completou.
Fonte: Ascom PMP