O prefeito de Parnaíba abriu inaugurou o ano legislativo com a mensagem do executivo. Foto: Sérgio Ricardo

O prefeito de Parnaíba Florentino Alves Veras Neto inaugurou os trabalhos legislativos, apresentando sua mensagem de executivo municipal na 1ª Sessão Ordinária de 2013 às 19h30 de sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Vereadores onde citou ações importantes para a cidade.

Em um primeiro momento, ressaltou que se orgulha da função que exerce e destacou a mudança na rotina de trabalho através do senso aguçado de responsabilidade. Citando que os poderes legislativos e executivos são distintos, Neto incitou que as ações devem ser harmoniosas, não no aspecto da subserviência, mas na responsabilidade com Parnaíba.

Os pilares propostos pelo gestor municipal estão na cidadania e na dignidade da pessoa humana através de uma gestão pública participativa e descentralizada. Isso significa, na perspectiva de Florentino, parceria entre instituições governamentais e não-governamentais, além de parcerias ainda com o setor público e o privado. A finalidade é a escolha consciente de ações que tragam resultado por meio do controle de gestão com a participação da sociedade. Portanto, um modelo estratégico adaptado às necessidades dos parnaibanos.

Entre as ações destacadas pelo prefeito foi a regularização fundiária a começar pelos bairros Do Carmo, São José, Pedra do Sal e os demais com o fim de promover a valorização fundiária. Florentino avaliou positiva a articulação entre as forças armadas que apresentaram bons resultados na festa de carnaval e anunciou o pagamento das escolas de samba campeãs para até a próxima quarta-feira (20).

Outro aspecto foi a saúde, que sofre com problemas de financiamento. Ao mencionar o assunto, expôs o a articulação que visa passar o hospital estadual Dirceu Arcoverde para a responsabilidade do governo federal, onde os futuros estudantes de medicina devem atuar. O tratamento do câncer também foi ponto alto no discurso de Florentino Neto como também a criação do centro de reabilitação para pessoas vitimas de acidentes.

Quanto aos mercados públicos lembrou que o deputado federal Paes Landim se comprometeu em garantir recursos na ordem de um milhão de reais para reestruturação do mercado de Fátima.  Nesta ocasião, informou que vai ofertar dois galpões do mercado para o INSS com o objetivo de tornar o local um centro de comércio, garantindo desta forma incentivo e maior garantia previdenciária ao microempreendedor.

Diante disso, Florentino informou que ainda este mês os vendedores ambulantes serão notificados a sair da praça da Graça para um local temporário. Ele pretende transferir a praça dos Poetas para o parque localizado na praça de Santo Antônio. Posteriormente, no local onde funciona a praça dos Poetas, possa se transformar num local adequado para os vendedores ambulantes, por acreditar na vocação daquele lugar para o comércio.  O objetivo está na valorização dos espaços públicos para garantir lazer e esporte.

Em referência ao setor primário, a Vila do Leite é o projeto prioritário. No tocante ao turismo, Neto disse que o aeroporto de Parnaíba é uma muito viável. Em seus argumentos apontou o empenho do governo do estado em adquirir assentos nos aviões para incentivar a atividade. Então, informou que está realizando um estudo da quantidade de parnaibanos que viajam de avião em Teresina e Fortaleza e que corresponde um mercado viável em Parnaíba. Dentro do turismo foi referida a criação de um Centro de Convenções neste município. No fim da mensagem do executivo, o prefeito mencionou o projeto em volta para os jovens que é o pró-estágio que dispõe de controle social e conselho gestor de todas as organizações envolvidas.