O professor Iweltman Mendes lançará livro sobre a História da Educação Piauiense, com o apoio cultural das Faculdades INTA (Sobral-Ce), FID (Parnaíba-Pi) e FAEPI (Teresina-PI) e com edição e publicação da Editora Gráfica e Universitária Sobralense-EGUS. O evento acontece no dia 14 de novembro, no auditório da Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba.
Iweltman Mendes fará também uma série de palestras no dia 13 de novembro, na abertura do II Encontro de História da Faculdade Internacional do Delta (INTA-Parnaíba), e dia 14, nos auditórios da Universidade Federal do Piauí (UFPI-Parnaíba) e no Encontro de Produção Científica da Faculdade Piauiense (FAP-Parnaíba)
O livro é um estudo sobre a manutenção e o financiamento da educação piauiense nos períodos históricos: Colônia (1711–1822), Império (1822–1889) e República, tendo como espaço de análise a Capitania/Província/Estado do Piauí, em um corte cronológico que se estende de 1711(chegada dos jesuítas à Capitania) aos dias atuais.
A investigação de como se deu o processo de manutenção e financiamento da educação colonial, imperial e na República no Piauí, numa região, que por séculos constituiu-se na capitania, província e posteriormente em um dos estados mais pobres da Federação Brasileira. Pesquisa de relevância significativa, visto que, as abordagens feitas em obras sobre a história da educação no Brasil, assumem contornos nacionais, onde contribuições para a reconstrução dessa história, oriundas de regiões periféricas dos grandes centros de decisões, como o Piauí, não figuram nesses trabalhos.
Neste livro o Prof. Iweltman realizou uma pesquisa histórica, tendo como referências e recursos primordiais às fontes primárias, especificamente, Atos e Provisões Régias, Leis Provinciais, Decretos Imperiais, Leis e Regulamentos do primeiro período republicano e Anais das constituintes de 1823, 1891, 1934, 1946, 1967 e 1988.
Outras fontes levantadas e interpretadas foram fontes hemerográficas, literárias e fotográficas, num esforço da melhor caracterização da realidade de cada período histórico pesquisado, para compreensão de todo o processo educacional desenvolvido no Piauí. Uma obra de fôlego que com certeza se tornará uma referência na historiografia da educação piauiense.