A segurança da zona rural de Parnaíba e Luís Correia ganhou reforço com a inauguração do policiamento comunitário Patrulha Cidadã. Pra tanto, novas viaturas foram entregues para a realização da vigilância e maior aproximação com as comunidades da zona rural. A solenidade aconteceu no fim da tarde de sábado (28/01), na comunidade Baixa da Carnaúba, na BR-343, com a presença de autoridades políticas e a população.

Participaram o governador Rafael Fonteles, o secretário de Segurança Chico Lucas, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí Scheiwann Lopes, o senador Marcelo Castro, os deputados estaduais Dr. Hélio, Rubens Vieira e Fábio Nogueira, o presidente da Assembleia Legislativa Franzé Silva e outras autoridades. O policiamento comunitário foi resultado da necessidade apresentada pelos cidadãos através do Orçamento Participativo (OPA), do Governo do Estado do Piauí.

Na ocasião o governador entregou as chaves dos veículos da Patrulha Cidadã à corporação militar. Como também entregou as chaves para a Patrulha Maria da Penha. Desta forma são mais policiais na rua com atendimentos específicos e com trabalho em comum, o patrulhamento ostensivo. Quanto a patrulha cidadã, serão três guarnições militares para o 2º Batalhão e duas para o 27º Batalhão. É uma forma de descentralizar as ações de segurança.

A expansão da Polícia Militar segue com a especializações das guarnições, bem como o aumento de recursos, como as viaturas dos patrulhamentos e um veículo próprio para atendimentos específicos de cidadanias. O lançamento da Patrulha Comunitária contempla a região Metropolitana da Grande Parnaíba, sendo cinco viaturas, uma van e 35 policiais militares. A região dos Tabuleiros Litorâneos passa a ter maior assistência policial.