Passeio no Delta do Parnaíba

Aconteceu até este domingo (10), a Feira Internacional de Turismo de Berlim, na Alemanha. As potencialidades turísticas da Rota das Emoções, roteiro que envolve o Piauí, o Ceará e o Maranhão, são destaque no evento, que em 2012 recebeu mais de 170 mil visitantes e contou com a participação de 11 mil empresas oriundas de mais de 180 países.

A programação da feira, considerada uma das maiores do setor em nível mundial, conta com exposição dos principais roteiros turísticos dos vários continentes, conferências e reuniões entre os potenciais novos clientes.

O estande da Rota das Emoções foi viabilizado por meio de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; e a Empresa Brasileira de Turismo, Embratur, órgão que executa políticas de fomento ao desenvolvimento do turismo brasileiro.

“Estamos atentos a todas as oportunidades para promoção do turismo piauiense em nível mundial. As feiras que acontecem em outros países são momentos importantes para divulgar o potencial do Estado. Por isso, investimos na participação dos empresários, acreditando que essas ações de mercado devem contribuir de maneira eficiente para atrair turistas de várias partes do mundo para o Piauí”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Ainda segundo Rocha, este mês o roteiro também foi apresentado em importante feira de turismo que aconteceu em Portugal. “A BLT, que ocorre em Lisboa, é um evento grandioso, que atrai profissionais de turismo do mundo inteiro. Estivemos presentes no evento, reforçando a estratégia de trabalhar o mercado europeu, que acreditamos ser bastante promissor para a atividade turística não só no Piauí, mas no Nordeste como um todo”, acrescenta.

Na feira de Berlim, estão presentes empresários dos três Estados que compõem a Rota das Emoções; o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos; além de um consultor da instituição.

“Durante o evento, os empresários piauienses estão participando de reuniões e rodadas de negócios, com representantes do trade turístico mundial. A aceitação da rota tem sido excelente, o que nos faz acreditar que o fluxo de turistas europeus na região irá aumentar bastante nos próximos anos”, informa Gilson Vasconcelos.

Rota das emoções

Aventura, praia e ecoturismo. Esses são alguns dos atrativos turísticos da Rota das Emoções, que envolve paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão; a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no Piauí; e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.

A rota possui ecossistema variado, com mares de ondas perfeitas, propícias para a prática do surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos.

Em 2009, o roteiro foi eleito como o melhor do país pelo Ministério do Turismo.

Os municípios que compõem a Rota são: Araióses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia, no Maranhão; Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará; Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Parnaíba e Luiz Correia, no Piauí.

O Sebrae no Piauí executa projeto para fortalecer o roteiro. O público-alvo das ações são empreendedores individuais e empresários dos quatro municípios do Estado que fazem parte dessa rota. São desenvolvidos trabalhos junto a meios de hospedagem e alimentação, operadoras, agências, entre outros estabelecimentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

Fonte: Agência Sebrae