O baixo nível das barragens do Piauí é tema de uma reunião que será realizada às 9 horas desta terça-feira (05/11) na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR com os diversos órgãos que fazem parte da gestão das águas no Estado e que atuam na discussão de alternativas que garantam segurança hídrica:Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contas as Secas), SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Defesa Civil, Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), Interpi (Instituto de Terras do Piauí), Agespisa e ANA (Agência Nacional de Águas).

“Assim como já fizemos em outros momentos vamos discutir a melhor forma de amenizar os efeitos da seca no Estado, um assunto delicado que merece nossa atenção constante. Contaremos com representantes de diversos órgãos que tratam diretamente dessa temática, como o Superintendente de Regulação da Agência Nacional de Águas, Rodrigo Flecha”, afirmou o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira.

Devido ao baixo nível das barragens, muitos municípios do semiárido piauiense estão em situação de emergência e a reunião tem o objetivo de encontrar alternativas para garantir água para as pessoas que vivem nesta região. Na oportunidade será tratada a questão do treinamento dos irrigantes do Vale do Guaribas para que eles saibam lidar melhor com o período de estiagem.

Fonte: O Dia