Uma tela de televisão transformada em uma obra de arte. Um vaso sanitário que virou uma lixeira. Óleo de cozinha em sabão para lavar roupas e louças. O dia de coleta seletiva, realizado nesta terça-feira (3), no Centro de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) chamou a atenção de crianças e professores da rede estadual de ensino, que receberam mais um aprendizado no tocante a ações sustentáveis. “Perfeito. Agora sei o que fazer com o óleo de cozinha. A partir de agora, também, darei destinação correta de eletroeletrônico”, ressalta a funcionária pública Letícia Dias que fez a doação de dois computadores velhos.
A abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente foi feita pelo secretário Mário Ângelo de Meneses que ressaltou a importância de tema Sustentabilidade e da conscientização de todos no sentido de garantir um meio ambiente mais saudável. “Praticar a sustentabilidade é um dever de todos, pensando no presente e nas futuras gerações. Devemos cuidar do nosso dia a dia, respirando um clima melhor e nos preocupando com a destinação correta dos resíduos sólidos”, enfatizou Mário Ângelo.
O projeto Movimento Pela Paz na Periferia – MP3 recolheu todo o material eletroeletrônico, como computadores, TVs, rádio, liquidificadores, controle remoto, aparelho de celular, dentre outros. “Todo esse material será levado à nossa sede para que os jovens façam a seleção de cobre, alumínio, peças e plástico. Quase tudo é comercializado para as indústrias e o dinheiro arrecadado é que vem garantindo a manutenção do projeto, pois não contamos com apoio e incentivos”, ressalta uma das coordenadoras do projeto, Edi Carvalho.
“Nosso trabalho consiste em conscientizar as pessoas a darem uma destinação correta ao óleo de cozinha. Jogar este material diretamente no ralo da pia é prejudicial para o nosso meio ambiente, e, consequentemente, para toda a população. Um litro de óleo jogado na pia cairá direto no nosso lençol freático poluindo os rios, lagos e mares”, explica a estudante do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Piauí, Andressa Luiza que ao lado dos colegas de curso dava explicações para estudantes e professores.
A equipe da Agespisa recebeu as doações de óleo de cozinha e distribuiu panfletos educativos. A Trapeiros de Emáus ficou com a coleta de papel, papelão, jornais e revistas. A Sustentare realizou diversas oficinas de reciclagem, mostrando como é possível transformar uma garrafa pet em um brinquedo educativo ou em utilidades domésticas.
Com o tema central em defesa do Meio Ambiente – Pratique a Sustentabilidade, a programação da semana Estadual do Meio Ambiente, prossegue até a próxima sexta-feira, com a Sexta Ambiental que acontecerá na UFPI. Nesta quarta-feira (4), a programação segue no interior do estado. Em Picos acontecerá a posse da comissão gestora dos rios Canindé e Piauí. Em Parnaíba, várias atividades educativas estarão sendo realizadas pela equipe técnica da Semar naquela cidade.
No dia consagrado como “Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 8h, a Semar estará distribuindo e plantando diversas árvores no Parque Zoobotânico. “Iremos reflorestar áreas dentro do parque, atraindo, principalmente, a atenção de crianças que visitam o local no dia 5. Na oportunidade, também estaremos realizando uma visita às obras que estão sendo feitas no Zoobotânico”, acrescenta o secretário Mário Ângelo.
Fonte: CCom