Medição do Animal após a desova (Foto: Ascom / Taratarugas do Delta)

Os técnicos do projeto Tartarugas do Delta realizado pela Comissão Ilha Ativa com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, até a metade deste mês de fevereiro já registou 11 ocorrência de subida de fêmeas na temporada reprodutiva da tartaruga marinha que teve início no último dia 25 de dezembro no litoral do Piauí.

Destas subidas, os biólogos confirmaram nove desovas, todas no trecho de sete quilômetros de praia localizado no município de Luís Correia entre as praias do Coqueiro e Carnaubinha.

– A previsão de nascimento dos primeiros filhotes da temporada 2012 é para a primeira semana do mês de março – revela a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana. Na madrugada do último dia 15 de fevereiro os técnicos flagraram três fêmeas na praia do Arrombado em Luís Correia. “Durante o monitoramento vimos duas fêmeas desovando e outra que fez apenas a ‘meia lua’, ou seja, o animal subiu para realizar a desova, mas não confeccionou o ninho, entretanto, em outro momento ela retorna para mesma área e realiza a postura – explica.

Ccom Tartarugas do Delta.