Tererê falou de suas ideias e propostas durante a entrevista. (Foto: Kairo Amaral)
Tererê falou de suas ideias e propostas durante a entrevista. (Foto: Kairo Amaral)

Dando prosseguimento à série de entrevistas com os candidatos que buscam uma das vagas na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) nas eleições de 2014, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta quinta-feira (11/09) o candidato a deputado estadual Deusimar Brito, o “Tererê” (PSDB), da coligação “Piauí no Coração”.

Seguindo a mesma linha de perguntas realizadas em entrevistas anteriores, a jornalista Carol Porto iniciou perguntando como o candidato avalia a atual conjuntura política, com a divulgação de pesquisas eleitorais que mostram o candidato ao Governo do Estado, Wellington Dias (PT), a frente nos números, inclusive com vantagem suficiente para vencer a eleição ainda no primeiro turno.

“Acredito que essas pesquisas estão deixando o eleitor confuso, pois vários institutos estão mostrando números diferentes. Qual instituto é verdadeiro? Aconselho o eleitorado a ter muito cuidado com essas pesquisas. Afinal de conta, quem vai eleger político não vai ser mais o cidadão, vai ser os institutos de pesquisa, que a cada dia passam a ganhar mais dinheiro”, revelou Tererê.

terere_entrevista02

Logo em seguida, o candidato a deputado estadual pelo PSDB continuou realizando questionamentos, desta feita perguntando o que de bom o candidato a governador Wellington Dias trouxe de benefício para Parnaíba e para o Piauí como um todo. Tererê citou ainda que quando o petista era governador, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde era abandonado, e que quando assumiu seu cargo de deputado na ALEPI tudo melhorou.

“O Hospital Dirceu Arcoverde na época de Wellington Dias não tinha médico suficiente, e os que tinham ainda ganhavam pouco. Dessa forma, a população ficava abandonada. Quando retornei para a Assembleia, resgatei todos esses valores, pedimos uma auditoria no hospital, recuperamos a autoestima do HEDA e conseguimos aumentar para três mil e trezentos o plantão de médicos, assim aumentamos a quantidade de profissionais no Dirceu”, afirmou o candidato.

terere_entrevista03

Depois disso, Tererê se comprometeu a continuar lutando pela conclusão das obras da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba (ZPE) e pela continuação do projeto dos Tabuleiros Litorâneos. Segundo ele, é necessário que a região da planície litorânea vote em candidatos que se comprometam em lutar pelas causas do norte do Estado.

“O que eu pude perceber nos dois anos e dois meses que fiquei de fora da ALEPI é que nós perdemos os quase dois mil empregos diretos e indiretos que havia nos Tabuleiros Litorâneos, pois logo na minha saída da Assembleia o projeto fechou. E assim aqueles pais de famílias ficaram desempregados. A ZPE de Parnaíba também fechou. Com a minha volta, fui pra cima do Ministro Fernando Bezerra, com o apoio do então governador Wilson Martins. Felizmente conseguimos resgatar essa grandiosa obra da região norte, que hoje emprega quase quinhentos pais de famílias e jovens”, explicou o candidato a deputado estadual.

terere_entrevista04

O candidato lembrou ainda que as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas pelo Governo do Estado em Parnaíba, 80% foram requeridas pelo deputado Tererê. “Graças ao governador Zé Filho, que é de Parnaíba, ele começou a passar a caneta e as obras saíram do papel”, ponderou.

Nas considerações finais, o candidato pediu para que o eleitor tenha consciência na hora do voto, não elegendo políticos que já tiveram uma oportunidade e nada fizeram.

terere_entrevista05

“Eu quero pedir a toda população que tome bastante cuidado com o lobo mau que está solto com a boca bem grande para devorar vocês mais uma vez. Não acreditem em políticos do passado, mentirosos, que não tiveram a consciência de fazer sua obrigação de parlamentar ou no poder executivo. Cuidado! O poder é seu. Seja juiz e mostre que a sentença quem vai dar é você aos nossos políticos”, concluiu.

terere_entrevista06

terere_entrevista07

Por Kairo Amaral