A reabilitação cardiopulmonar é uma necessidade urgente de pessoas que sofrem de sequelas da Covid-19. O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) continua com os atendimentos voltados a reabilitação cardiopulmonar; pois a demanda aumentou consideravelmente de vítimas da Covid-19.

 

“A gente acompanha frequentemente a epidemiologia da região e o que a gente observou foi no fim de dezembro e início de janeiro a demanda dos pacientes internados que muitos dos nossos pacientes admitidos, que passaram por alguma internação eram 10% com covid, já neste início de fevereiro essa demanda passou para 80%, então a gente tem a perspectiva de aumento no atendimento de pacientes aqui por ter alguma sequela pós-covid e necessitar do serviço”, evidenciou Diêgo Afonso, enfermeiro CER IV de Parnaíba.

 

As pessoas pós-covid que precisam de reabilitação podem procurar o serviço do Centro de Especialidades em Reabilitação Daniely Dias, através dos postos de saúde o mesmo na sede do CER de Parnaíba, na Avenida Batista Silva, Bairro São Vicente de Paulo; mas é preciso comprovar que foi infectado pela Covid-19. “O que a gente tem observado é que a gravidade do paciente está modificando, antes a gente tinha pacientes bem mais graves, de um numero de provenientes de UTI e enfermaria hospitalar maior, esse número hoje é bem menor que anteriormente, então a gravidade do paciente diminui e a gente continua com fluxo mantendo”, esclareceu Amanda Couto, supervisora do Setor de Fisioterapia.

 

Com 86% de ocupação dos leitos Covid-19 em Parnaíba, pessoas de mais idade são as que têm buscado mais pelo serviço de reabilitação cardiopulmonar. A infecção pelo novo coronavírus tem trazido sequelas às vítimas no âmbito cardiopulmonar; contudo, os casos estão menos graves, embora a demanda seja crescente.