Um treinamento em manejo clínico da tuberculose e vigilância do HIV e sífilis, no âmbito da transmissão vertical, está sendo realizado no Instituto Federal do Piauí, nesta terça-feira (23/07) e quarta (24/07) em Parnaíba. A capacitação destina-se aos profissionais da Atenção Básica, hospitalar e vigilância dos municípios que compreendem a planície litorânea, mais precisamente da Coordenação Regional em Saúde do Piauí. O cenário epidemiológico da sífilis, HIV/Aids e tuberculose no Piauí são temas trabalhados.

A prevenção, o diagnóstico e o tratamento mais adequados devem ser trabalhados estrategicamente na Atenção Básica e no fluxo de atendimento de pacientes; pois muitos casos vêm sendo notificados, necessitando assim de alinhamento no manejo de cada doença.

A capacitação dos profissionais, que atuam na atenção primária, tem como principal viés o atendimento mais qualificado e a prevenção. Um trabalho de vigilância mais eficiente deverá ser assegurado contra da tuberculose e vigilância do HIV e sífilis, no âmbito da transmissão vertical.