Ao acessar as redes sociais, você já deve ter assistido algum vídeo onde alguém aparece mostrando seu saldo bancário e em seguida dizendo “arrasta pra cima”. Pois é, essa famosa frase é muito usada por quem vende alguma coisa na internet. O marketing digital é exatamente isso, não é nada mais do que a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. 

 

 

Sobre esse assunto, o consultor de marketing, Jorge Lopes, concedeu entrevista ao Portal Costa Norte. “O marketing digital é uma ferramenta que vai fazer com que você trabalhe o relacionamento do consumido com a sua marca sem que ele esteja diretamente dentro da sua empresa. Ou seja, é como um canal de vendas, ou vários canais de venda online ou as redes sociais ou outras plataformas de interação que existem que vão fazer com que você estreite o laço com seu consumidor.”, explicou ele.

Jorge trabalha com marketing há alguns anos e tem experiência principalmente com marketing digital.

Dados de uma pesquisa realizada pela Neotrust, que é uma das principais fontes para quem trabalha com mercado digital, revelam que o comércio digital ou e-commerce ganhou 5,7 milhões de novos consumidores em 2020. A pesquisa ainda afirma que esse setor  faturou R$ 33 bilhões naquele ano. Em comparação com 2019, houve um aumento de 104,2%. Mas esse números tem um porquê; a maioria das pessoas que aderem a esse mercado visam conseguir trabalhar sem sair de casa, somente com um celular ou computador. 

 

 

É o caso de Evislânia Alves, que há algum tempo abandonou seu emprego de carteira assinada em uma rede de supermercados para se dedicar 100% ao negócio digital. “Hoje eu escolho meus horários de trabalho, então assim, o marketing digital apareceu na minha vida para mudar completamente”, relatou

Evislânia afirma faturar mais de 30 mil reais por mês com esse negócio.

Apesar das vantagens, é preciso estar atento para os golpes, pois muitas pessoas se utilizam do e-commerce para se aproveitar de quem tem pouco conhecimento sobre o mundo do comércio virtual. “Quando você trabalha marketing digital, o principal é você formular uma base de estudos. Por exemplo, tem duas plataformas que eu considero algumas das maiores, que tem, inclusive, cursos próprios para que você aprenda a trabalhar o marketing digital, que é, no caso, a plataforma do Facebook, quando a gente fala de Facebook, a gente fala de Facebook e Instagram, e a própria plataforma do Google, que tem muitos cursos para que você possa aprender a trabalhar essas plataformas de maneira a gerar até renda pra você mesmo. Por exemplo, a gente tem uma profissão nova no mercado, que é a profissão de social media. O quê que esse profissional faz; ele vai ajudar você e sua marca a interagir com o consumidor através das plataformas de marketing digital que você escolher.