A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba conseguiu ótimos resultados nos cursos de Letras Português e História através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que aprecia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no País. A ótima avaliação de quatro pontos é resultado do esforço de equipe acadêmica.

“Nas duas últimas avaliações nos tivemos conceito quatro, isso contando com as universidades estaduais e federais, então nós estamos com conceito quatro de um máximo de cinco. Isso para uma universidade do tamanho da Uespi, um estado como o Piauí, é uma nota de grande valor”, comemorou Silvana SANTOS, coordenadora do Curso de Letras Português.

“É uma turma que passou por muitas dificuldades e especialmente enfrentou o período da pandemia. É surpreendente uma universidade do nosso porte e isso dá muito orgulho”, destacou Fernando Baggiotto Botton, coordenador do Curso de História.

Para os alunos e alunas egressos, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é muito satisfatório; pois é um importante indicador de Qualidade da Educação Superior, ainda uma universidade estadual pública concorrendo com grandes instituições de Ensino Superior do país.

“Eu fui muito feliz na minha jornada, cada disciplina ficava mais empolgada porque realmente era o que eu queria fazer”, justificou Brenda Letícia, egressa do Curso de Letras Português.

“A expectativa nossa era atingir essa nota por conta de que nossa equipe de professores ser qualificada e os alunos são também esforçados e a gente conseguiu uma nota muito boa”, avaliou Jefferson Santos, egresso do Curso de História.

O Enade também mede as habilidades e competências dos acadêmicos construídas durante a graduação. Com isso fica visível a diferença de desempenho entre os cursos de uma mesma área no Brasil e onde ficam os melhores cursos em termos de resultado e qualificação de profissionais.