O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, apresentou nesta quarta-feira (29), o Planejamento Estratégico do Consórcio Nordeste (2021-2022) para avaliação e aprovação do Conselho de Administração e Assembleia dos Governadores. O plano é balizador para a integração de ações conjuntas dos estados do Nordeste, visando uma maior sinergia e articular pactos e facilitar redes em diferentes áreas e escalas no período.

 

O governador Wellington Dias comemorou a finalização da proposta e agradeceu a todos que fizeram parte da formulação do documento. “Hoje apresentamos a proposta técnica do Plano Estratégico do Consórcio Nordeste do Brasil – 2021/2022. Autorizado no início do ano pela Assembleia dos Governadores, agradeço às equipes de todos os Estados, das mais diferentes áreas e da própria equipe do Consórcio, que após muitos estudados e rodadas de diálogos apontam caminhos e planejamento para um Nordeste integrado e com compromisso com a nossa gente para um desenvolvimento sustentável”, agradece o governador.

 

O Plano estratégico tem como propósito promover a articulação de um projeto para a região Nordeste, aproveitando o potencial socioeconômico, a criação e implantação de políticas públicas e projetos integradores, estruturantes e inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e o combate às desigualdades.

 

Para o futuro, a finalidade é transformar o Consórcio Nordeste em uma referência de atuação interfederativa que de forma cooperada, democrática, inovadora e articulada, trabalha em prol do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades.

 

Para o Governador Wellington Dias, o plano vai além de um projeto, se tornando o coração do Consórcio Nordeste. “O plano é o coração do Consórcio Nordeste, a integração desse trabalho a partir de experiências exitosas, essa relação focada no desenvolvimento sustentável onde cuidar do nosso povo a partir de um trabalho integrado de todos os estados do Nordeste, setor público-privado, integrado com o Brasil e o mundo. Ele vai fazer uma diferença muito grande, digo que é um momento muito marcante do Nordeste do Brasil”, finaliza.

 

 

Fonte: CCom