Em videoconferência no início da tarde desta quinta-feira, 23 de julho, o governador Wellington Dias (PT) lançou o Sistema de Cadastro Cultural do Estado (Sicac), que vai realizar um mapeamento dos artistas e manifestações culturais do Piauí, no intuito de nortear os programas governamentais do setor. O Sicac também será disponibilizado ao Governo Federal no sentido de auxiliar na seleção dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc, que dará um auxílio aos produtores culturais do país.

 

“É uma iniciativa a partir de uma lei aprovada no Congresso, sancionada pelo Governo Federal, que permite as condições de uma plataforma que faz esse levantamento de informações e a partir deste cadastro se define o acesso para a Lei Aldir Blanc. Este projeto tem o objetivo a proteção, apoio, auxílio aos agentes culturais. É um instrumento importante para que tenhamos uma atualização, acervo dos nossos artistas, agentes culturais, expressões culturais”, disse o governador.

 

O ex-secretário de Cultura e deputado estadual Fábio Novo (PT) também participou da solenidade e destacou a importância do cadastro para a tomada de decisão do Poder Executivo quanto às  ações culturais.

 

“Hoje é um dia especial, o governador cobrava que deveríamos ter um mapa cultural do Piauí, e a ideia deste cadastro era justamente construir uma ferramenta em que o Estado tivesse de forma copilada um quadro que mostrasse onde estão os que fazem a cultura, mapear todos os equipamentos de cultura que existem e não existem, pois inclusive vai nortear o Estado na construção de equipamentos culturais. É uma ferramenta simples, vai ser tudo virtual e agora vai ser necessário um grande processo de mobilização para fazer este cadastro”, afirmou.

 

Fábio Novo destaca a importância do Cadastro Cultural  (Reprodução/ Youtube)

 

Presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), o advogado e escritor Nelson Nery Costa destacou que o órgão está em contato direto com os municípios para que o cadastro possa ser preenchido, ele ainda reverberou a necessidade da criação de uma Política Estadual de Cultura no Piauí.

 

“É muito importante essa iniciativa, tem uma repercussão nacional, os presidentes dos demais conselhos estão pedindo para participar e aprender; quero chamar a atenção que o Conselho vem num trabalho paralelo conversando com os prefeitos, contatamos a APPM e estamos fazendo uma correspondência a todos os prefeitos do Estado para que cada município possa fazer sua parte e complementar esse esforço do Estado, reforçar também que esses recursos são advindos da Lei Aldir Blanc, a partir dos 25 os prefeitos podem entrar na Plataforma Mais Brasil e cadastrar seus municípios e a perspectiva de que no dia 06 de agosto os recursos já possam chegar aos municípios. Que possamos elaborar até um ano de 22 uma Política Estadual de Cultura e possamos concluir uma grande conferência, e num processo democrático contribuir para a sociedade piauiense”, frisou.

 

Governo lança cadastro para agentes culturais no Piauí (Reprodução/ Youtube)

 

O secretário estadual de Cultura Carlos Anchieta sinalizou que o cadastro já está disponível no site da Secretaria de Cultura e pode ser acessado pelos artistas para o eventual preenchimento.

 

“Vamos ter um mapa cultural de todas as manifestações artísticas que existem no Piauí, toda esta equipe, um trabalho que foi construído com os técnicos do setor de cultura. É um mapa cultural do Piauí, que mais para frente vai servir para linkarmos a base de dados do Governo Federal. Foi um trabalho realizado junto com a ATI, foi um trabalho com os artistas, e está agora já no site da Secretaria de Cultura”, frisou.

 

Cadastro já está disponível no site da Secretaria de Cultura (Reprodução/ Youtube)

Fonte: Meio Norte