O Piauí será incluído nas obras do Eixo Oeste da transposição do rio São Francisco, que incluirá o Estado no projeto.
O Ato de Autorização do Edital para contratação de estudo de viabilidade será assinado hoje, 24, às 17h, no gabinete do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília.
O governador Wilson Martins disse que essa conclusão da obra irá resolver de maneira permanente o problema do abastecimento irregular de água no triângulo do Semiárido, a região mais atingida pela seca no Piauí. “Esse ato coroa nossa luta histórica pela transformação do Piauí e abre novos horizontes para o futuro de nosso estado, sobretudo ao permitir a convivência dos piauienses com a seca, em condições de mais conforto e melhores possibilidades econômicas”, pontuou Martins.
O Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional deverá beneficiar o Piauí por meio da condução de água, através de dois canais, até os rios Piauí e Canindé, nos municípios de São Raimundo Nonato e Paulistana. Seriam contemplados 10 municípios, como Guaribas e Acauã, localizados na região que mais sofre com secas no Piauí.
O ministro Fernando Bezerra afirmou, durante visita oficial ao município de Paulistana, no mês passado, o que o Eixo Oeste do São Francisco é “um sonho e um grande projeto para o Piauí, que vai mudar a cara do sertão, que vai mudar a vida de um povo que sofre por causa dos problemas naturais”.
O projeto de Transposição do rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto nos dois grandes eixos atuais (Norte e Leste), em quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio, também prevê a construção de nove estações de bombeamento de água. O orçamento desses dois eixos é de R$8,5 bilhões.
Fonte: Meio Norte