A secretária municipal de Juventude, Erinalda Feitosa, foi ameaçada de morte por traficantes de drogas na manhã de quarta-feira. Ela é a primeira autoridade a ser ameaçada de morte por causa da mobilização contra o tráfico de drogas que está ocorrendo desde o ano passado em Teresina envolvendo órgãos públicos, comunidades terapêuticas, veículos de comunicação e sociedade.

Segundo a secretária, ela concedeu entrevista a uma rádio na quarta-feira e às 8h30 recebeu um telefonema, sem identificação do número, em seu celular afirmando: “você está falando demais e está incomodando”. Em seguida, Erinalda Feitosa recebeu a ameaça de morte.

Ela credita a ameaça à intensificação de prevenção contra as drogas que está sendo feita pela Secretaria Municipal da Juventude durante a 2ª Semana Municipal de Prevenção contra as Drogas e pelo funcionamento do serviço Disk-Drogas da Ouvidoria da Prefeitura de Teresina, instalado após aprovação de lei pela Câmara dos Vereadores apresentada pelo parlamentar Major Paulo Roberto (PRTB).

Erinalda Feitosa tem divulgado o número do Disk-Drogas, que recebe informações anônimas sobre os endereços e donos de pontos de venda de crack, maconha e cocaína em Teresina. A secretária informou que a Ouvidoria Geral do Município de Teresina vai repassar na próxima semana ao secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, a informações sobre pontos de venda de drogas e de traficantes.

Feitosa disse que no ano passado a Secretaria Municipal da Juventude já tinha realizado a 1ª Semana de Prevenção Contra as Drogas e neste ano o trabalho foi mais intensivo nas escolas, onde foi explicado que por causa de um prazer de alguns minutos o dependente químico não se torna um profissional e perde amigos.

Segundo ela, pesquisa realizada pela Secretaria Nacional d Política Sobre Drogas aponta que 50% dos jovens têm acesso às drogas nas escolas por curiosidade ou repassadas por companheiros e amigos.

Erinalda Feitosa comunicou a ameaça ao prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), que perguntou se ela estava com medo. A secretária disse que não e Elmano Férrer recomendou que continuasse com seu trabalho.

Feitosa ainda não comunicou a ameaça à Polícia Civil ou à Polícia Federal.

Fonte: Meio Norte