Segundo o cientista Roy Taylor, Diretor do Centro de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle, Inglaterra, é possível eliminar o diabetes tipo II em sete dias com a simples adoção de uma dieta diária de 600 calorias.

O cientista submeteu durante oito semanas um grupo de 11 voluntários a quem tinha sido diagnosticada a doença a uma dieta extrema de bebidas especialmente concebidas para este efeito e a ingestão de verduras sem amido.

Após uma semana, os níveis de açúcar em jejum tinham voltado ao normal, o que indicava que o pâncreas e o fígado estavam funcionando normalmente

Durante um acompanhamento por oito semanas, todos os voluntários tinham conseguido eliminar a sua diabetes e três meses depois sete deles estavam livres da doença.

A descoberta foi apresentada recentemente em numa conferência da Associação Norte-Americana contra a Diabetes em San Diego, nos EUA.

O excesso de gordura impede o funcionamento do pâncreas a nível celular e a normal segregação de insulina, que regula o açúcar no sangue. Quando se utiliza uma dieta de 600 calorias, se elimina a gordura, o pâncreas recupera o seu normal funcionamento.

O diabetes tipo II, está geralmente associado a excesso de peso e a obesidade e é mais comum em adultos após os quarenta anos. O tratamento inicial do diabetes tipo II, geralmente é associado a dietas e atividades físicas que resultem na redução do peso.

Após instalada, a diabetes tipo II, que é a mais comum, pode torna-se irreversível, mas agora o cientista britânico afirma ter demonstrado que pode inverter-se o processo.

Lembramos aos nosso leitores, que para fazer uma dieta de 600 calorias é necessário o acompanhamento por profissional habilitado, principalmente se já faz uso de medicamentos para diabetes. O risco de uma hipoglicemia severa é potencialmente perigoso e pode ser letal. É necessário aguardar mais informações e provavelmente novas pesquisas sejam necessárias para que o método possa ser adotado pelos profissionais.
 

Fonte: 180 graus