O Ministério do Planejamento autorizou na sexta-feira, por meio de portaria, a realização de processos seletivos simplificados para 4.500 vagas temporárias no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os profissionais serão responsáveis por realizar pesquisas econômicas e sociodemográficas de caráter temporário. A Consul plan foi escolhida para organizar a seleção.

Serão lançados dois editais. Um deles, previsto para ser divulgado em 18 deste mês, será para 132 vagas de agente de pesquisa por telefone (que exige nível médio e um ano de experiência comprovada na função de operador de teleatendimento) e 18 para supervisor de pesquisa, com nível superior em qualquer área (14 vagas), em estatística (2), engenharia química (1) e tecnologia da informação (1). Essas vagas são para o Rio de Janeiro. A previsão de contratação é em outubro.

O outro edital é para 4.250 vagas para agentes de pesquisa e mapeamento (que exige nível médio) em 557 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. A previsão é de que esse edital seja publicado no dia 22 de julho. A previsão de contratação é novembro. Há ainda previsão de serem abertas 100 vagas de agente de coleta regional, que exige nível superior. Nesse cargo não há informações sobre salário nem localidades de vagas.

A renumeração mensal para agente de pesquisa e mapeamento e agente de pesquisa por telefone é de R$ 803, 25, e para supervisor de pesquisa é de R$ 4 mil. Para os cargos de agente de pesquisa por telefone e de supervisor de pesquisa as inscrições vão de 8 a 21 de agosto. A prova está prevista para 25 de setembro. Para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento as inscrições vão de 22 de agosto a 4 de setembro.

 

Fonte: Jornal Meio Norte