A liderança do Corinthians caiu depois de oito rodadas. Apesar de fazer um bom jogo neste domingo com o Atlético-PR, o time paulista não conseguiu nada mais do que um empate por 1 a 1 com o rubro-negro na Arena da Baixada e deu adeus ao topo da tabela na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A supremacia corintiana no Nacional começou no dia 26 de junho, quando o time venceu o Bahia por 1 a 0, e daí por diante só foi crescendo. O empate desta tarde, porém, deixou os paulistas com 32 pontos, a um do Flamengo, que no sábado bateu o Coritiba por 1 a 0, chegou aos 33 e assumiu pela primeira vez a liderança da competição. Vale lembrar, porém, que o Corinthians ainda tem um jogo a menos em relação ao rival carioca.

O resultado também não foi nada bom para o Atlético-PR, que não conseguiu dar sequência a uma série de vitórias – foram duas nas últimas rodadas – e segue em seu calvário, na vice-lanterna do Brasileirão com 12 pontos.

O jogo

Com dores no pescoço, o atacante Emerson foi desfalque do Corinthians de última hora, e Alex assumiu a vaga no time titular. Com o meia-atacante em campo, o técnico Tite promoveu uma pequena mudança no posicionamento ofensivo do time, centralizando Willian e abrindo Danilo para a esquerda, com Alex chegando pelo meio.

A nova disposição tática, sem uma referência dentro da área, fez o Corinthians investir mais nos tiros de meia e longa distância no início da partida. Aos poucos, o time começou a entrar mais na área rubro-negra, sobretudo com bolas aéreas, e o goleiro Renan Rocha foi obrigado a fazer pelo menos duas grandes defesas.

Mas enquanto o Corinthians ameaçava, o Atlético-PR também tinha suas chances, a maioria delas em contra-ataques puxados por Madson e Cleber Santana. E foi dos pés da dupla que saiu o primeiro gol do jogo, aos 35min. O pequeno atacante caiu dentro da área após um suposto puxão de Weldinho e o árbitro Francisco Carlos Nascimento assinalou pênalti, para reclamação dos corintianos. Cleber cobrou com força e abriu o placar na Arena da Baixada.

A partida seguiu aberta, com boas chances dos dois lados, e Willian, pelo Corinthians, e Morro Garcia, pelo Atlético-PR, perderam oportunidades incríveis, deixando o primeiro tempo com vantagem mínima dos donos da casa no placar.

Curiosamente o mesmo Emerson, que no início do jogo foi barrado no time titular por sentir dores no pescoço, foi a opção de Tite para mexer na equipe ainda no intervalo. O atacante entrou no lugar de Jorge Henrique, que no primeiro tempo levou um cartão amarelo e fez muito pouco. Weldinho, outro pendurado, também saiu para a entrada de Edenilson. No Atlético-PR, Renato Gaúcho trocou Morro Garcia por Branquinho.

Mas antes mesmo de se avaliar se as alterações dos dois times foram boas ou não, o Corinthians conseguiu o empate, também com um gol de pênalti, aos 2min. Após infração cometida por Cleber Santana sobre Paulinho dentro da área, Alex cobrou no canto esquerdo do goleiro, fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra e deixou tudo igual na Arena.

O duelo continuou aberto, com muita correria e boas jogadas dos dois lados. O volume de jogo do Corinthians, porém, foi crescendo, e o Atlético-PR, mais pressionado, começou a investir nos longos lançamentos, pouco eficazes. Os visitantes foram tomando conta da partida, com direito a um chute de Danilo na trave. A pressão, no entanto, não surtiu efeito, e apesar de muito assustar, o Corinthians não voltou a balançar as redes, ficando no 1 a 1.

Fonte: uol.com.br