140 – FALECEU UM NOTÁVEL PARNAIBANO
ECONOMISTA PÁDUA RAMOS
Meu Amigo e Meu Irmão
Lauro A. Correia
Prefeito Parnaíba – 1963/1967
Presidente Emérito APAL
Professor Emérito – UFPI
Nas décadas de 1930 e 1940, os jovens residentes na Praça Barão de Lorena, hoje Praça Constantino Correia, organizavam suas equipes ou times de futebol para praticar esporte na areia, lembro entre outros: Israel e Mário, meus irmãos; Paulo, José Ramos e Pádua Ramos; Fábio e Salon Miranda; José Raimundo Aragão; Pepê, filho do Sr. Joca.
Outros jovens jogadores vinham da vizinha Praça Coronel Ozorio e Rua Duque de Caxias; entre eles: Lauro, Laércio e Laudemir Bacelar; Levindo e José Levindo, filhos de José Carneiro; então proprietário do Hotel Carneiro, Chagas e José Alexandre, filhos de Poncion Rodrigues; Mário e Paulo Reis, filhos do Senhor João Reis; e outros que escapam de minha memória.
Entre os nomes citados do então jovens parnaibanos jogadores de futebol, desejo salientar Pepê, futuro nos estádios de futebol de nossa cidade.
Pepê foi para um time de futebol de Parnaíba; Israel e outros seguiram para as Faculdades de Fortaleza ou Recife.
O amigo PÁDUA RAMOS? concluído, com brilhantismo, seu Curso de Economia, passou a residir, com sua família, em Teresina e ultimamente em Fortaleza.
O Dr. Pádua Ramos foi, graças à inteligência brilhante e cultura invejável, convidado a assumir o importante cargo de Presidente do Banco do Estado do Piauí, e também Presidente do Banco do Estado do Ceará.
É importante assinalar que Pádua Ramos exerceu, no Piauí, as elevadas funções de Secretário de Estado da Fazenda.
Num dos períodos, durante o qual residia com sua família em Fortaleza, a bela e próspera Capital do Ceará, – Fortaleza, mereceu a confiança das autoridades cearenses, e foi convidado a exercer as elevadas função de Secretário de Estado da Fazenda.
O conhecimento da valia e dignidade do nosso notável piauiense Pádua Ramos, foi escolhido e assumiu, em Recife-PE, as funções de Superintendente Adjunto ou SUDENE.
Para mim, amigo de Pádua Ramos, tornei-me seu irmão nas lutas e trabalhos em prol do desenvolvimento sócio-econômico do nosso Piauí e nossa Parnaíba.
Parnaíba, 25.Abril.2019
Lauro A. Correia
Longevo de 94 anos
LAC /SNC