Foto: Valdênia Santos

A cerimônia de diplomação dos eleitos a prefeito, vice-prefeito e vereadores dos municípios de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí, realizada pela Justiça Eleitoral, aconteceu na noite desta sexta-feira (14), no auditório da Associação Comercial de Parnaíba – ACP e foi presidida pelo Juiz Eleitoral da 3ª e 4ª zona, Dr. Carlos Eugênio Macedo de Santiago.

Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos em Parnaíba, Florentino Neto e Chagas Fontenele; e em Ilha Grande do Piauí, Herbet Silva foram diplomados, além dos vereadores eleitos e suplentes dos dois municípios.

Compuseram a mesa de honra o atual prefeito de Parnaíba, José Hamilton Catello Branco, a presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Neta Castelo Branco, o juiz eleitoral Carlos Eugênio Macedo,  pelos promotores Rodrigo Hoppi, Antenor Filgueiras e Cristiano Peixoto; o capitão dos portos do Piauí, Mauro Castro Junior, o bispo diocesano, Dom Alfredo; o presidente seccional da OAB em Parnaíba, Diógenes Meireles; e o presidente da ACP, Luís Pessoa.

Em seu discurso, o prefeito eleito em Parnaíba parabenizou a Justiça Eleitoral por garantir a democracia e dá lição de tecnologia para o mundo, devido aos avanços ao longo dos pleitos eleitorais no Brasil.

Florentino disse, emocionando, que a vontade de acertar, de administrar bem e de fazer o melhor para Parnaíba é o sentimento presente em seu coração  neste momento. “Meu compromisso é aprimorar e modernizar a administração, adotando inovadoras práticas de gestão, capazes de orgulhar o povo parnaibano”, disse, ao anunciar que as licitações no município serão transmitidas em tempo real, pela internet, para que o cidadão em qualquer lugar do mundo possa acompanhá-las.

No primeiro dia de seu mandato, o próximo prefeito de Parnaíba disse que vai assinar um decreto dando um prazo de 60 dias para que a Secretaria de Municipal de Gestão e Administração viabilize a transmissão, pela internet, das licitações do município.

Florentino falou, ainda,  sobre o momento econômico que a Prefeitura de Parnaíba está vivendo. “Não devemos ao INSS e FGTS. Somos o único município do Piauí que não deve a Eletrobrás”.

Em discurso, o prefeito eleito de Ilha Grande do Piauí, Herbert Silva, destacou que o município enfrenta uma grave crise financeira e pediu a compreensão da população. Afirmou que tomará medidas drásticas para minimizar os problemas do município e futuramente resolvê-los.

Um dos momentos de maior manifestação popular, além do discurso de Florentino, foi a diplomação do vereador eleito em Parnaíba, “Foguinho”, citado como exemplo de democracia pelo Juiz Eleitoral, Dr. Carlos Eugênio. “Foguinho foi eleito sem precisar gastar um centavo”, ressaltou.