Foto: Tacyane Machado

A 4ª noite do XIII Arraial de São João da Parnaíba teve início com a apresentação do Grupo Cultural Rei do Cangaço. A quadrilha entrou para a pista de apresentações da Praça Mandu Ladino, com requinte e ousadia. O grupo é atual campeão do São João da Parnaíba, e estreou com o tema, “O Fantástico Mundo de São João”.
A quadrilha junina Rei do Cangaço teve eleita pelo segundo ano consecutivo em Festival Cultural de Teresina, a melhor noiva do Piauí, a componente Vanessa Menezes. O grupo que foi fundado em 1999 buscou resgatar a cultura nordestina e suas tradições do mês junino. A Rei do Cangaço tem dez títulos de campeã no Festival realizado pela Prefeitura de Parnaíba.
A quadrilha Espalha Brasa foi a segunda a se apresentar para o público e jurados no Arraial de São João da Parnaíba. O Grupo é um dos mais tradicionais da cidade e em 2013 resolveu mostrar e ressaltar os elementos mais utilizados para se comemorar o São João.
Os brincantes mostraram através da coreografia, roupas e encenações, os símbolos mais fortes nas festas de São João.
Para encerrar a apresentação de quadrilhas, na categoria adulto, o Grupo Cultural Balança Mas não Cai, buscou nas tradições nordestinas, as representações religiosas. O Grupo que é o mais antigo de Parnaíba, levou para o concurso esse ano, o tema “Em nome do pai, do filho e do espírito santo nordestino”.
Outra riqueza cultural do norte do Piauí, foram representadas pelas apresentações de Bumba-meu-Boi adulto. O primeiro grupo foi o Flor do Lírio, do Bairro São José, que há anos mostra através de festivais, a história da miscigenação do índio, caboclo e do negro.
A noite de apresentações foi apreciada não só por parnaibanos, mas também curiosos e amantes da cultura popular. O casal Sonia Maria e José Inocêncio, residentes em São Paulo, buscaram por meio da internet informações sobre Parnaíba e festival organizado pela prefeitura e resolveram conferir de perto.

O último grupo a se apresentar na pista da Mandu Ladino foi o Bumba-meu-Boi Fazendinha, de Ilha Grande Santa Izabel. Os componentes levaram para o público todos os elementos do folclore popular e fecharam a noite com “chave de ouro”.