Neste mês de novembro, Parnaíba será palco de um mix cultural envolvendo exposição fotográfica, de artes plásticas, seminários e oficinas de cartoon, charge, cordel e etc., que acontecem dentro da programação da 30ª edição do Salão Internacional de Humor.

O lançamento oficial do evento, que conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, acontecerá na próxima terça-feira (5), no Palácio de Karnak a partir do meio dia. O governador Wilson Martins reunirá coordenadores do evento, artistas, imprensa e órgãos envolvidos na realização.

De 13 a 17 de novembro, o Salão contará ainda com exposição do artesanato produzido em Ilha Grande e gastronomia típica da cidade, além do turismo no litoral do Piauí, que guarda nos seus 66 km paisagens belas como a do Delta do Parnaíba, Pedra do Sal, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

Os visitantes do Salão também contarão com vários espaços interativos, como espaço Caricatura ao vivo, Retratos de Parnaíba, Artesanato ao vivo, Espaço Criança, além do Espaço Palco Zé de Maria com apresentações musicais de artistas locais, como a banda Radiofônicos, que já está confirmada.

Cartunistas e chargistas de vários países continuam enviando seus trabalhos para a organização do Salão, entre eles oriundos de vários estados do Brasil, além de Argentina, Chile, Irã, Estados Unidos e Rússia. Os envios dos trabalhos seguem até o próximo dia 4.

Seminário Internacional de Cultura e Turismo movimentará acadêmicos e docentes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), de Parnaíba, está finalizando a programação do Seminário Internacional de Cultura e Turismo, que será realizado no auditório do campus da UFPI de Parnaíba, no dia 14 de novembro, como parte da programação do 30º Salão Internacional de Humor do Piauí.

No seminário, que tem a coordenação da professora do curso de Turismo da UFPI, Simone Cristina Putrick, serão ministradas palestras por escritores, chargistas, cartunistas, promotores de eventos culturais, entre outros. O objetivo do evento, que começa às 8 horas da e prossegue durante todo o dia 14, é tratar de temas culturais de forma científica.

Paralelo ao seminário, a UFPI também abrigará as oficinas de charge, cartum, cordel, design gráfico e muito mais, que tem por objetivo tratar esses temas de forma técnica. Para participar do seminário, basta se inscrever na UFPI gratuitamente. Podem participar acadêmicos, pesquisadores, professores das mais diversas áreas, historiadores, empresários e interessados em geral.

Contatos: (86) 9429 1360 – Celiane. Email: sputrick2@hotmail.com. Na Uespi, o contato é com a professora Rosineide Candeia.

Fonte: Acesse Piauí