O vereador licenciado de Parnaíba e candidato a deputado estadual, Ronaldo Prado (PT do B), da coligação “G12 é Piauí” foi o entrevistado desta sexta-feira (05/09) do Jornal da Costa Norte. Dando assim, continuidade a rodada de entrevistas com os candidatos que buscam uma das vagas na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).
Iniciando a entrevista, seguindo a mesma linha de perguntas, a jornalista Carol Porto pediu para que candidato a deputado estadual avaliasse a atual conjuntura política brasileira, onde mostra o empate técnico nas pesquisas eleitorais entre as presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).
“Eu acredito que está acontecendo uma comoção muito grande com relação a morte de Eduardo Campos. As pessoas ficam comovida com tudo aquilo que acontece no país. Então o falecimento do presidenciável, influenciou muito na subida da Marina. Mas já estamos começando a ver que a Dilma já começou a subir novamente nas pesquisas. Acredito que mais de 60% do povo piauiense vota na candidata do PT. Creio que tudo isso que está acontecendo não vai influenciar nas eleições para o Governo do Estado”, avaliou o candidato.
Em seguida, foi citado o avanço que Parnaíba iniciou a ter no âmbito da saúde, com destaque para a oncologia e o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus de Parnaíba. Diante disso, foi perguntado para Ronaldo Prado quais são as suas propostas para evoluir mais a saúde pública no Estado, principalmente na área da planície litorânea.
“O primeiro passo é fortalecer o nosso hospital regional com aparelhamento, dando uma nova estrutura. Isso por que os atendimentos estão sendo realizados de maneira precária. Mas isso também é devido ao fechamento do hospital de Buriti dos Lopes, pois o Governo do Estado deixou durante quatro anos esse local fechado e assim ficamos em uma situação difícil. Acredito que com os hospitais locais funcionando, aqui em Parnaíba tudo melhoraria”, explicou Ronaldo Prado.
Ainda com relação à saúde, o candidato a deputado estadual afirmou que irá lutar arduamente pela criação do Hospital do Câncer de Parnaíba. Ronaldo Prado disse que é muito doloroso para as famílias que lutam com pessoas com a doença ainda terem que se deslocarem até a capital em busca de tratamento. O candidato chegou a citar dois casos dentro da sua própria família.
“Muitos políticos de fora buscam votos em Parnaíba são os primeiros a serem contra a criação deste hospital aqui em nossa cidade. Isso porque eles não querem ter problemas com os empresários do hospital São Marcos, que não ficariam nada felizes com esse hospital. Caso isso se concretize, a grande maioria das pessoas que saem do litoral em busca de tratamento do câncer em Teresina, não iriam mais precisar viajar”, afirmou.
Em suas considerações finais, o candidato lembrou dos benefícios que já trouxe para Parnaíba, durante os seus seis mandatos de vereador da cidade. Ronaldo Prado ainda citou de suas propostas para melhorar a distribuição de energia no Piauí, o que segundo ele traria mais desenvolvimento e atrairia mais empresas para a região.
“São seis mandatos de vereador, quem me conhece sabe como é que eu sou: um homem de uma palavra só. Quero pedir para que o povo de Parnaíba vote em parnaibano. Não queria que o voto fosse destinado a candidatos de outras cidades, principalmente do sul do Estado que não possuem nenhum interesse em ajudar a nossa cidade. Sempre gosto de terminar minhas entrevistas citando um trecho de uma música gospel: que tudo é do pau, toda honra e toda glória; é dele a vitória alcançada em minha vida”, concluiu.
A produção da TV Costa Norte (canal 4) continua entrando em contato com a assessoria de vários candidatos de coligações distintas para terem a mesma oportunidade de explanarem suas ideias e propostas, sempre com o mesmo tempo que os demais conforme determina a legislação eleitoral.
Por Kairo Amaral