O Secretário de turismo do Piauí, Sílvio Leite, participou nesta terça-feira (15) de sessão solene na Assembléia do Piauí pelo Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. A sessão contou com a participação de diversas entidades engajadas na prevenção e combate à exploração sexual e a Setur participou do evento com propostas voltadas para o turismo do Piauí.

Sílvio Leite explica que a secretaria já realizou em 2011 ações pontuais em 17 municípios do Piauí, onde o turismo tem maior destaque. “Realizamos oficinas como forma de discutir o turismo sustentável dentro do Programa de Regionalização do Turismo em municípios como Cajueiro da Praia, Luís Correia, Pedro II, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Urucuí e outros onde foi colocada a importância de se combater práticas absurdas como o turismo sexual”, disse.

Em reunião na última sexta-feira (11), como o Comitê de Enfrentamento ao Turismo Sexual, a secretaria de turismo do Piauí, firmou um compromisso de desenvolver ações pensadas em conjunto com o Comitê. Foram definidas de imediato as seguintes ações: Capacitar o trade turístico e empresas ligadas ao turismo de acordo com o Código de Ética Mundial para o Turismo, divulgar aos turistas o repúdio as ações que promovam o turismo sexual através de campanha publicitária em três idiomas, participar das ações desenvolvidas pelas entidades de classe no combate a exploração sexual de crianças e adolescente.

Durante a sessão solene na Assembléia, a presidente do Comitê Piauiense de Enfrentamento a Exploração Sexual, Denise Morra, disse que o comitê tem conseguido o apoio de parlamentares e dos órgãos governamentais. “Estivemos na Secretaria de Turismo do Piauí e ficamos contentes com o apoio recebido e com o Projeto da Secretaria que foi cadastrado no Ministério do Turismo, para investir 150 mil reais em ações pontuais nos principais municípios turísticos já visando a Copa de 2014”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado Firmino Filho (PSDB), colocou que a sociedade deve participar da luta contra a exploração de crianças e adolescentes e anunciou que pretende apresentar Projeto de Lei com o objetivo de instituir o Código Estadual de Ética no Turismo, que definirá ações concretas em defesa dos menores piauienses.

O inspetor da polícia Rodoviária Federal, Wellendal Tenório, apresentou dados de que diminuiu de 47 para 17 os pontos de prostituição infantil identificados pela PRF no Piauí e a secretária municipal do Trabalho, Iraneide Viana, revelou que a Prefeitura de Teresina vai lançar nos próximos dias o II Plano Municipal de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes.