O Comitê de Segurança das Eleições 2026 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí apresentou nesta segunda-feira o planejamento das forças de segurança para o pleito de outubro. Mais de seis mil policiais militares irão atuar em todo o estado durante o processo eleitoral. Segundo o presidente da comissão, o juiz Paulo Roberto de Araújo Barros, os órgãos de segurança detalharam as estratégias operacionais que serão executadas para garantir a normalidade da votação e da apuração dos votos.

O planejamento envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O magistrado destacou que a polícia militar atuará com 5.981 PMS, dos quais ‘464’ são oficiais. A Polícia Civil conta com 320 policiais, dos quais 70 são delegados. A polícia federal com 73 policiais. Todas as instituições irão apresentar seus planos operacionais e as estratégias para garantir a tranquilidade do processo eleitoral em todo o estado.

A Polícia Militar será a principal força empregada na operação. Além da segurança ostensiva, o planejamento prevê ações de inteligência voltadas ao combate à desinformação, ao uso indevido de tecnologias digitais e à atuação de grupos criminosos. O trabalho será realizado de forma integrada entre os órgãos de segurança e inteligência.