A dermatologista Dra. Ana Paula foi a entrevistada desta quarta-feira (05) no programa Costa Norte Manhã, ocasião em que falou sobre os cuidados com a pele. Ela ressalta que a posição geográfica do Piauí, com grande incidência de radiação solar praticamente o ano inteiro, reforça ainda mais a necessidade de cuidados com a saúde em todos os momentos.

“Não podemos deixar esse cuidado só para as horas de lazer, pois a exposição solar que causa mais danos a nossa pele acontece durante o cotidiano. Por isso não podemos deixar para passar protetor solar e andar de chapéu somente nos momentos de diversão. A gente precisa ter esse cuidado diário, afinal a pele é nosso cartão de visita”, disse a médica.

Para as pessoas que no dia a dia se expõem ao sol com mais frequência, sobretudo por conta de atividades de trabalho, a dermatologista é mais enfática com a orientação. “Hoje nós já temos a noção que 70% da radiação que nós pegamos são nestes momentos de trabalho. Então todos nós temos que nos cuidar e o protetor solar é nossa maior barreira”, completa.

Dra. Ana Paula destaca que atualmente existem diversos tipos de protetores e alguns com valores acessíveis. “Mas, além disso, existem os chapéus, óculos, luvas, roupas com proteção contra o sol. As farmácias abriram um leque muito grande e a gente já consegue ter preço acessível. Procurando um profissional ele vai poder indicar o mais adequado”, comenta.

A dermatologista alertou para as consequências da não proteção de forma correta. “Temos a noção de que a pessoa que desenvolveu câncer de pele hoje, isso foi causado por exposição solar anos atrás. Eu falo o seguinte: não esperte as coisas piorarem. Ao menor sinal diferente, de um ferimento, uma casquinha que não cure, procure um profissional”, finaliza.