Já começou em Parnaíba mais uma edição do Salão do Livro, o SALIPA, um dos maiores eventos culturais e literários do litoral piauiense. Em sua 10ª edição, o encontro reúne estudantes, professores, escritores e amantes da leitura em uma verdadeira imersão no universo dos livros, do conhecimento e da arte.

À frente da organização, Kassio Gomes, presidente da Fundação Quixote, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura literária no estado.

“O Salipa é um dos maiores eventos literários e culturais do Piauí. É uma extensão do Salipi, que acontece em Teresina, e aqui em Parnaíba chegamos à décima edição, reunindo escritores, estudantes e a intelectualidade parnaibana. É uma forma de dar ainda mais visibilidade aos autores da terra e de promover esse network com escritores nacionais”, afirmou.

O secretário de Educação de Parnaíba, Danilo Rêgo, ressaltou o papel do Salipa como incentivo à aprendizagem e à formação cidadã dos alunos.

“Estamos aqui com alunos do nono ano participando de aulas de português e matemática. É um momento importante de interação, que prepara os estudantes para o Saeb e reforça o prazer de aprender. A educação tem sido uma prioridade, e eventos como este fortalecem ainda mais o nosso compromisso com os alunos”, destacou.

Entre os estudantes, o entusiasmo foi destaque. Joaquim Neto, aluno da rede municipal, participou pela primeira vez e contou que o evento despertou nele o gosto pela leitura:

“É meu primeiro ano participando aqui. Eu não lia com frequência, mas depois da aula de hoje vou começar a ler mais. Aprendi muita coisa sobre língua portuguesa”, comentou.

O mediador Diego Mendes também ressaltou a força da programação e o papel do evento na valorização da literatura local.

“O Salão do Livro é uma grande festa da literatura. Hoje recebemos o escritor parnaibano Benjamim Santos, além de outros autores da cidade, mostrando a força da produção literária feita em Parnaíba”, disse.

Para o estudante Muryllo Asaphi, do nono ano, o evento foi uma oportunidade de aprendizado e motivação:

“A experiência está sendo muito boa. Estou aprendendo muita coisa importante para o Saeb e para a vida. Vou começar a ler mais depois do Salipa”, afirmou.

Uma das participações mais aguardadas do dia foi a da professora e influenciadora Giz com Giz, sucesso nas redes sociais por ensinar matemática de forma leve e divertida.

“Viemos de São Paulo com uma aula incrível para os alunos do quinto e nono ano se prepararem para o Saeb. Estou muito feliz com o convite da Secretaria de Educação, amando a cidade e espero voltar mais vezes”, disse a educadora.

A programação do Salipa segue até sexta-feira (10), na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com palestras, lançamentos de livros, oficinas e bate-papos literários. Entre os nomes que já passaram pelo evento estão Isabel Filardes, Milton Werneck, Benjamim Santos e a historiadora Mary del Priore, que fará o encerramento da edição.

“São momentos de encontro com a arte, a cultura e o conhecimento. O livro continua vivo — e o Salipa é a prova de que o prazer da leitura é insubstituível”, concluiu Kassio Gomes.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SALIPA 2025